No último final de semana, a candidata a Deputada Estadual pelo PSOL de Barreiras, Paula Vielmo, viajou pela região para apresentar a campanha do PSOL para os moradores do Oeste baiano, acompanhada do presidente do Partido em Barreiras, Marciel Viana, e dos militantes Shirley Pimentel, Ronaldo Naziazeno e Geisa Sabine.
A comitiva com Paula Vielmo chegou a Paratinga no sábado (30) pela manhã, onde fez caminhada pelas ruas do Centro e da Feira Livre, na companhia de Dona Rosa Barbosa, colaboradora da campanha no município.
Dialogando com a população sobre política comprometida e sobre organização social, a candidata recebeu o incentivo dos moradores, que falaram muito sobre a necessidade de termos uma mulher combativa na Assembleia Legislativa. “Precisamos de uma pimenta como você lá”, disse um morador animado.
Ainda no sábado, chegaram na comunidade de Pedra Negra, povoado de Barra, onde foi realizada uma reunião, articulada por Seu Nezinho, liderança local. Os moradores foram dispostos a ouvir, mas estavam fartos de promessas. Na reunião, foram expostos os motivos da candidatura socialista, ao que a candidata se propõe e foi esclarecido o que faz uma Deputada Estadual. Os problemas da comunidade foram ouvidos e registrados, sobretudo no que trata da educação, que por lá afeta crianças e jovens.
Tanto o município quanto o estado estão lesando o direito à uma educação de boa qualidade e isso não será esquecido após 05 de outubro. “Se dependesse do meu voto você já estaria lá nos representando”, disse uma moradora.
No domingo (31) foi a vez de Xique-Xique. No “I Encontro Estudantil com ênfase em Movimentos Sociais”, na Colônia de Pescadores, Paula Vielmo e Marciel Viana foram palestrantes e puderam contribuir para elaboração de metas que visem a organização social daquela localidade.
O evento começou com belas apresentações de samba de roda e capoeira, valorizando a cultura local. Após falar sobre o município e dos principais problemas enfrentados ali, o Prof. Railton Nascimento deu início aos debates.
As falas de Paula e Marciel foram centradas na necessidade de organização da população para superar a política prejudicial existente. O discurso foi aceito e incorporado pelos presentes, que relataram o desapontamento com a seca do Rio São Francisco e com a falta de alternância de poder municipal e da hegemonia de um Deputado Estadual local, que acumula oito mandatos e nenhum trabalho efetivo prestado à região.
“Nossas andanças de mais de 1.000 km, mostraram uma região sofrida, um povo enganado, mas com força para lutar. É esse povo e não os poderosos, o nosso aliado. E é dessa maneira e com essa gente que seguiremos caminhando: antes, durante e após as eleições”, declarou a candidata a Deputada Estadual pelo PSOL de Barreiras, Paula Vielmo.

