Prefeito participa da aula inaugural da UFOB em Luís Eduardo

Humberto Santa Cruz relatou que o município está pronto para acolher todos os estudantes e professores que estão iniciando sua caminhada na vida acadêmica.
Humberto Santa Cruz relatou que o município está pronto para acolher todos os estudantes e professores que estão iniciando sua caminhada na vida acadêmica.

O prefeito Humberto Santa Cruz afirmou durante solenidade de instalação do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães da Universidade Federal do Oeste (UFOB) na tarde desta segunda-feira, 08, que o município está pronto para acolher a todos os estudantes e professores que estão iniciando sua caminhada no campus da universidade. “Luís Eduardo Magalhães é uma cidade que surpreende a cada momento, tenho certeza que a UFOB vai crescer junto com todos vocês”, disse.

A solenidade aconteceu no auditório da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF) e faz parte da Semana de Integração Universitária da UFOB. O campus de Luís Eduardo Magalhães da Universidade Federal do Oeste da Bahia funcionará provisoriamente em espaço cedido da FAAHF, pelo menos até que a área cedida pelo município esteja com as obras de reforma concluídas.

“A reforma do espaço cedido pelo município para a UFOB teve alguns atrasos por decorrência de demora na licitação. Infelizmente não teríamos tempo hábil para entregar a área à universidade no prazo determinado”, comentou o prefeito, destacando que a obra encontra-se em fase adiantada de execução e breve deve estar apta a receber a universidade. De acordo com a reitora pró-tempore da UFOB, Iracema Cardoso, em aproximadamente 60 dias a universidade já esteja funcionando neste local.

O prefeito Humberto Santa Cruz ainda destacou que o projeto de doação da área para construção da sede própria do campus da UFOB em Luís Eduardo Magalhães já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores. A área possui 55 hectares. O chefe do executivo local saudou também o percentual de estudantes matriculados para os dois cursos iniciais da instituição: Engenharia de Biotecnologia e Engenharia de Produção. “50% das pessoas matriculadas nesses cursos são de Luís Eduardo Magalhães. Isso é uma demonstração do quanto nosso município se desenvolve e o quanto nossos jovens intentam buscar sua profissionalização aqui mesmo em nossa cidade”.

Para a diretora Pro Tempore da UFOB em Luís Eduardo Magalhães, Rosana Marques Silva o município está em amplo crescimento. Ela lembrou os números habitacionais de dez anos atrás quando haviam pouco mais de 20 mil habitantes e as estimativas que preveem para um futuro breve a marca de 100 mil habitantes para o município. “A implantação desta universidade federal é importante para todos nós, principalmente para os pais que tem a possibilidade manter os filhos na região sem ter de se deslocar para lugares muito distantes”, avaliou.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário