Skate realiza torneio regional e se prepara para o nacional

Cerca de 70 atletas distribuídos nas categorias Amador II, Iniciante, Mirim de skate  participaram do primeiro circuito oeste de Skate.
Cerca de 70 atletas distribuídos nas categorias Amador II, Iniciante, Mirim de skate participaram do primeiro circuito oeste de Skate.

Cerca de 70 atletas distribuídos nas categorias Amador II, Iniciante, Mirim de skate e open de patins participaram neste final de semana, entre 6 e 7 de setembro, da primeira etapa do Circuito Oeste de Skate, uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães em parceria com a Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB) e Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Segundo o instrutor de skate do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de Luís Eduardo Magalhães, Henderson Aires e principal idealizador do circuito, a ideia é incentivar a prática do skate na cidade. “O skate é uma ferramenta de inclusão social. Através do esporte a gente consegue livrar os meninos de tudo que existe de ruim no mundo. Esse circuito é uma grande vitória, porque é a primeira vez na historia do Oeste da Bahia que realizamos algo assim”, disse.

O instrutor adiantou que a prática do skate será incentivada nas escolas. “Levar o skate para as escolas é também uma forma de incentivar a cultura. O skate, além de um esporte, agrega ainda a música, a dança, o grafite. Ao invés de vez de pichar um muro a criança e adolescente podem  aprender a arte do grafite e em vez de ficar na rua bagunçando vai andar de skate, aprender uma dança, então, o objetivo é inserir essa cultura no ambiente escolar”, continua.

Para o presidente da FESEB, Jeferson Albuquerque o poder público na pessoa do prefeito Humberto Santa Cruz está de parabéns pela iniciativa. “É um exemplo a ser seguido”, disse, destacando que este primeiro Circuito Oeste de Skate é uma forma dos novos adeptos do esporte na cidade conhecerem como funciona uma competição e já irem se adaptando para competir na etapa do baiano. “Vamos trazer os melhores da Bahia e até de outros estados para participar dessa etapa”, comenta Jeferson, destacando que o skate como todo esporte auxilia na formação e educação dos jovens.

O prefeito Humberto Santa Cruz que participou da entrega dos prêmios aos vencedores comentou que o incentivo ao esporte continuará na cidade. “Depois da inauguração do CEUs temos mais de 70 alunos recebendo aulas de skate. A praça da convivência do Vereda Tropical também contará com uma pista de skate. Queremos que esse campeonato sirva ainda mais como incentivo para a socialização através do esporte aqui na nossa cidade”, afirmou.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário