UFBA melhora no ranking de universidades: é a 14º no País.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) subiu da 35ª posição para a 14ª no ranking das melhores universidades do país de 2014 realizado pela Folha de São Paulo, em relação ao ano anterior, e se classifica como a única baiana entre os 20 primeiras colocadas.

A Universidade do Estado de São Paulo (USP) foi considerada a líder da lista, apesar de passar atualmente por uma grave crise financeira. Em relação aos centros universitários do nordeste, somente a Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) e Universidade Federal do Ceará (UFC) ficaram à frente da universidade baiana, respectivamente em 11º e 13º lugares.

Se dependesse do item mercado de trabalho, a federal baiana ficaria em uma melhor posição, figurando o 11º lugar. Contudo, o ensino da instituição a deixa em uma posição pior que a geral: 20ª.

Depois da UFBA, a melhor universidade baiana, segundo o ranking, é a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que ficou em 61º. Para fazer a lista, os estudiosos se baseiam nos critérios de pesquisa acadêmica, avaliação do mercado de trabalho, qualidade do ensino, índice de internacionalização, além do índice de inovação. Com edição do Bahia Notícias.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário