A secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, de Luís Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, palestrou para os prefeitos e secretários dos municípios que pertencem à União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), na tarde desta quinta-feira, 18, durante reunião itinerante da entidade realizada no município de Angical.
Na palestra foram abordadas questões técnicas e legais sobre o Plano de Saneamento Básico Municipal e disponibilizados modelos de projetos para serem utilizados nos municípios. Fernanda também comentou sobre a elaboração do Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ( PSGIRS) e ainda orientou os presentes quanto a elaboração de documentos de apoio à implementação dos consórcios públicos de resíduos sólidos urbanos.
Ao final da palestra, a secretária apresentou um vídeo institucional acerca da implantação e execução dos projetos de Economia Solidária em Luís Eduardo Magalhães e sobre como o município se tornou a única cidade do Brasil a incluir a sigla Economia Solidária na denominação da pasta de Meio Ambiente.
Fernanda Aguiar ainda alertou os prefeitos da UMOB sobre o Cadastro Único de Convênio (CAUC), que reúne e consolida todas as responsabilidades dos Estados e Municípios perante o Governo Federal. O CAUC trabalha juntamente com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).


Fazer planos de Saneamento Básico e Economia Solidária é mole, quero ver tirar aquelas barracas de lona de dentro do Rio de Pedras.
Essa secretária não conseguiu resolver os problemas de Luís Eduardo Magalhães tais como: lixão, fiscalização do esgoto na rua,poluição sonora, rio de pedras que está morrendo entre outros, e agora fica tentando enganar os prefeitos da região. Acredito que essa rainha da sucata esteja tentando pular do barco do prefeito e está procurando novas prefeitura para explorar em seu benefício e nunca se preocupa com o meio ambiente.