A Praça Sérgio Alvim Motta, centro de Luís Eduardo Magalhães, ficou lotada na noite deste domingo, 21, no retorno do Projeto Cultura Viva da secretaria de Cultura e Turismo do município. A programação foi toda ela dedicada ao cangaço brasileiro com a palestra “O cangaço no território brasileiro” com o historiador Reizinho Pereira e a espetáculo teatral “A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno”, encenada pela Companhia de Teatro Mistura.
De acordo com Gilberto Morais Junior, diretor da Companhia de Teatro Mistura de Ibotirama e responsável por reviver Lampião na peça, o espetáculo “A Chegada de Lampião no Céu e o Inferno” é baseado no texto de cordel dos poetas José Pacheco e Rodolfo Coelho. “A literatura de cordel contagiou o grupo, desde a leitura do texto a identificação foi total, a construção dos personagens, o figurino, as marcações, tudo isso nos ajudou na aproximação com a cultura popular”, disse.
A apresentação deste domingo foi a primeira do projeto Teatro no Cangaço dos Territórios em Luís Eduardo Magalhães. Em 2013, o projeto foi aprovado na segunda chamada do edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA).

