Pular para o conteúdo

Pesquisa tracking coloca Dilma à frente. Pesquisas convencionais confirmarão – ou não – hoje e amanhã

23/09/2014

Tracking ou pesquisa dinâmica da campanha presidencial, divulgado pela revista Fórum, aponta a presidente Dilma Rousseff com 40% das intenções de voto, Marina Silva, 22%, e Aécio Neves, 17%; os outros candidatos somados, 2%. Em simulação de segundo turno, Dilma teria 45%, contra 39% de Marina. Numa disputa com tantas reviravoltas, em que a petista chegou a ficar 10 pontos atrás da candidata do PSB, mesmo o segundo turno já não é algo tão certo, somados os votos de todos os outros contra Dilma, o resultado é 41% a 40%.

Diz Renato Rovai da Revista Fórum, em artigo:

“A realidade é outra, me diz o interlocutor com quem consegui os dados que seguem. De fato, muita coisa mudou desde que o jato com Eduardo Campos caiu na cidade de Santos. Houve um momento em que Dilma ficou 10 pontos atrás de Marina na simulação de segundo turno e que a reeleição se tornou zebra. Hoje, porém, o trackingde uma campanha aponta a presidenta com 45% e Marina com 39% . Mas mesmo o segundo turno já não é algo tão certo.

Dilma teria hoje 40% das intenções de voto, Marina, 22%, e Aécio, 17%. Os outros candidatos somados, 2%. Ou seja, a eleição está em empate técnico. Somados os votos de todos os outros contra Dilma, o resultado é 41% a 40%. Mas, além disso, a curva de queda de Marina e o crescimento, mesmo lento, de Aécio ainda dão um fio de esperança ao tucano de passá-la na reta final.

Para que isso aconteça Aécio teria de crescer em São Paulo e Minas e assim compensar a diferença de votos que Marina deve ter sobre ele principalmente no Rio de Janeiro e no Nordeste.

Se porventura o segundo turno for entre Dilma e Aécio, a vantagem da presidenta é de 15 pontos, 49% a 34%. Na campanha de Dilma, porém, há quem ache que Marina combalida pode ser uma adversária mais fácil do que um Aécio no embalo.

Este tracking também traz um outro dado interessante, o da firmeza dos votos. Dos eleitores de Dilma, 82% se dizem completamente decididos. Entre os de Aécio esse número é de 75% e para os de Marina, 74%.

A reta final desta eleição tende a ser muito emocionante. Quem achava que seria um voto a voto entre Dilma e Marina para ver quem ficaria em primeiro lugar no primeiro turno, tende a ver um voto a voto entre Marina e Aécio pela segunda vaga. Isso se o Imponderável Futebol Clube não resolver pregar mais uma peça e fazer de Dilma presidenta reeleita já em 5 de outubro.”

No comments yet

Deixe um comentário