
A assessoria de imprensa do PMDB da Bahia emitiu press-release afirmando:
Ao contrário do que Otto afirmou em seu programa nesta segunda-feira (29), existe sim um processo aberto pelo Ministério Público da Bahia para apurar irregularidades na compra de dois ferry-boats na Grécia.
O MP expediu ontem (30) uma certidão (vide reprodução) que comprova que o processo número 028/2013 foi reaberto devido à força das novas provas apresentadas que mostram fortes indícios de superfaturamento, já que as embarcações usadas foram vendidas pelo proprietário na Grécia por o equivalente a R$ 36 milhões, mas o governo da Bahia pagou, através de uma empresa portuguesa que atuou como intermediária, quase R$ 55 milhões.
A defesa de Otto é que o caso já foi apurado pelo MP no processo 230085/2023 e o candidato situacionista exibe o documento de arquivamento expedido pela Promotora de Justiça Rita Tourinho como aprovação da regularidade. Mas esse arquivamento não existe mais hoje. A prova disso é a certidão emitida pelo próprio MP, mostrando que o processo já foi reaberto.
Os documentos foram encaminhados pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Pedro Lino, que, em entrevistas a programas de televisão e sites de notícias, confirmou que os novos documentos trazem indícios suficientes para que o processo de número TCE/006137/2013 seja reaberto. O conselheiro destacou que espera explicações dos responsáveis pela compra devido à grande de diferença de valores encontrados no processo de aquisição das embarcações.
A Secretaria de Infraestrutura comprou no ano passado dois barcos na Grécia para usar no sistema ferry-boat. Eles foram nomeados de Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi e deveriam entrar em operação no mês de janeiro. Depois de vários adiamentos, eles chegaram em agosto a Salvador, mas precisaram de reparos e adaptações e apenas um deles entrou em operação hoje, transportando apenas carros, sem passageiros, na viagem inaugural.
Agora me diga, ilustre leitor, se houvessem só os dois melhores cotados na pesquisa, Geddel e Otto, você tem certeza de que não votaria em branco? Como diz o Macaco Simão, são as “Ereções 2014” mostrando o pior do mesmo.



Com Eliana Calmon a disposição para representar a Bahia, vão preferir Otto ou Gedel. Os dois são faces da mesma moeda.