Prepare-se: Governo permite conta de energia com custo flutuante, com reajustes mensais

Se chover pouco e as termoelétricas a diesel entrarem em operação, prepare-se para pagar conta mais salgada.
Se chover pouco e as termoelétricas a diesel entrarem em operação, prepare-se para pagar conta mais salgada.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (30), uma medida que possibilita o reajuste mensal das contas pagas pelos consumidores. Está prevista a aplicação das bandeiras tarifárias nas contas de energia a partir de janeiro de 2015, que estabelece sinalizações ao consumidor se o custo da eletricidade estará maior ou menor no mês seguinte por conta das condições de geração de energia no país. Ou seja, elas alertam se os consumidores terão que pagar com acréscimo ou não as suas contas. Com isso, o custo da energia mais cara será repassado mensalmente para os consumidores.

As três bandeiras seriam: a verde (que não indica reajuste em relação ao mês anterior), a amarela (reajuste de R$ 1,50 a cada 100 kWh ), e vermelha (aumento de R$ 3 a cada 100 kWh). A Coelba afirmou que vai usar as bandeiras de forma automática e que não calculou o impacto produzido pela medida.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário