Bahia pode perder sua melhor porção de terras produtivas

divisas da Bahia com Goiás e Posse: terras com maior produtividade
Divisas da Bahia com Goiás e Tocantins: terras com maior produtividade

Parece que o Governo da Bahia despertou tardiamente pelo problema das divisas com Goiás. Os goianos estão com a faca e o queijo na mão para tomar posse de largas fatias de terras produtivas ao longo da escarpa, com valores acima de 500 sacas de soja por hectare (mais de 25 mil reais) por inércia do Governo. A Bahia perde as terras e as famosas chuvas orográficas, que tornam as terras as mais produtivas e  mais cobiçadas.

Uma comitiva de produtores e políticos esteve em visita ao Governador, relatando as dificuldades que enfrentam, com a autorização pelo STF para o prosseguimento das ações de reintegração de posse na Comarca de Posse, e pior, a eventual perda das terras com a demarcação futura, pelo Exército, das divisas pelo divisor de água. Em alguns trechos, como no eixo da BR 020 próximos à Vila do Rosário, as divisas estarão afastadas das atuais mais de 10 km.

Na Vila Panambi, onde o Estado do Tocantins já tem postos de Saúde, escolas e instala postos móveis de arrecadação de ICMS, outro problema grave.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

4 comentários em “Bahia pode perder sua melhor porção de terras produtivas”

  1. Isso é o resultado claro do abandono do Oeste da Bahia pelos governantes de Salvador que diga-se de passagem são alegremente apoiado pelo políticos do Oeste. A região não tem MP, juīzes, políciais, bombeiros, hospitais, presídios, grande empresas fora do campo agrícola, mesmo assim de 4 em 4 anos levam os povos da região. O que posso dizer é sejam felizes moradores do Rosário que certamente serão melhor tratados no novo estado.

  2. Rosário, hoje Distrito, bem que merece ser incorporado ao Goiás. O local se desenvolve sem a participação baiana – quer municipal, quer estadual. Os empresários, os trabalhadores e servidores, residem em Posse (GO). Tem horário de verão, os costumes, fala, ações são todas oriundas do sul do país. Baiano lá é coisa rara. Foi assim desde o início da implantação. Posto de Gasolina, Hotéis, restaurantes, internet, rádio comunitária, oficinas, lojas, casas comerciais de material de construção, peças para veículos e máquinas estão nas mãos de não baianos… Uma pena que nossos governantes deixaram a coisa ir embora. Se ficarmos com as fazendas, menos mal.

  3. ESTE COMENTÁRIO ACIMA É TIPICO DE UM GAUCHO, POIS O ROSÁRIO PERTE AO ESTADO DA BAHIA, ESTADO ONDE ACOLHEU SULISTAS COMO ELE, QUE POR ONDE ANDAM QUEREM TOMAR POSSE DE TUDO E DEIXANDO DEGRADAÇÃO E DESTRUIÇÃO DA NATUREZA, QUERIAM SEPARAR O RIO GRANDE DO BRASIL, QUEREM DIVIDIR A BAHIA, SÃO COMO GAFANHOTOS ONDE PASSAM DEIXAM O ESTRAGO.

Deixe um comentário