O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Luís Eduardo Magalhães entre os dias 20 e 24 de outubro apontou um índice de infestação predial para o mosquito de 0,7% o que é considerado satisfatório, de acordo com o Ministério da Saúde.
O levantamento feito em todo país foi realizado em capitais e municípios de regiões metropolitanas, municípios com mais de 100 mil habitantes e municípios com grande fluxo de turistas e de fronteira.
A partir do levantamento é possível identificar as áreas da cidade com maior proporção e ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Luziene de Souza Silva essas informações possibilitarão a intensificação das ações de combate à dengue nos locais de maior presença do mosquito Aedes Aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRAa.
Segundo o Ministério da Saúde, os municípios que apresentarem índices inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. Municípios com índices de infestação entre 1% e 3,9% ficam em situação de alerta. Por fim, municípios com índices superiores à 4% possuem risco de surto de dengue.
Coleta de pneus – As ações de combate a Dengue em Luis Eduardo Magalhães não param, somente este ano de 2014 a Secretaria de Saúde através do Núcleo de Endemias já coletou 4.217 pneus inservíveis em toda a cidade, que já receberam a destinação final correta. Esta semana, entre os dias 03 e 05 os Agentes de Combate as Endemias com apoio da Secretaria de Infraestrutura continuam a coleta de pneus nos bairros Conquista e Santa Cruz.
O pneu demora até 600 anos para se decompor no meio ambiente e é extremamente prejudicial à saúde, já que contém derivados do petróleo. Quando descartado em local errado, causa poluição e serve como criadouro do mosquito da dengue, neste ano de 2014 o município notificou até o momento 204 casos de Dengue com 31% positivos, sendo os bairros com maiores incidências de casos notificados o Jardim das Acácias, em segundo, o Florais Léa e em seguida o Mimoso I.
O município possui um ECOPONTO, localizado na Avenida Brasília, Quadra 96, Lote 12 no Bairro Mimoso II. O interessado em descartar corretamente os seus pneus deverá entrar em contato pelos telefones 8817-5566 / 8808-8266 ou comparecer a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações.
Pelo mínimo 10 capitais estão em alerta máximo contra a dengue e a chicungunya: Maceió, Natal, Recife, São Luís, Aracaju, Vitória, Cuiabá, Porto Alegre, Belém e Porto Velho. Segundo o ministério, 44% dos 1.463 municípios que fizeram o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) estão em situação de alerta ou de risco para as duas enfermidades que são transmitidas por mosquitos da família Aedes. Nas capitais e nos demais municípios foi verificado um alto grau de criadouros.
Dia “D” de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado
Entre os dias 08 e 28 de novembro acontece em todo país a Campanha Nacional contra Sarampo e Poliomielite (Paralisia Infantil). No próximo sábado, 08 de novembro, é o dia “D” de vacinação. Em Luís Eduardo Magalhães serão 12 postos de vacinação para atendimento de crianças de 1 ano a menores de 5, para sarampo, e seis meses a menores de 5, para pólio. A partir do dia 08 de novembro as doses da vacina estarão disponíveis 11 das 12 unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. No dia “D” também haverá atendimento na Policlínica Municipal.
Confira todos os postos de vacinação:
ESF Mimoso I (Mimoso I)
ESF Moacir Marchesan (Mimoso II)
ESF Luis Gustavo Rosa (Mimoso III)
ESF Oscar Doerner (Santa Cruz)
ESF Oswaldo Cruz (Santa Cruz)
ESF Antônio Carlos Faedo (Florais Lea)
ESF Nair Idite Poganski (Florais Lea)
ESF Jardim das Acácias (Jardim das Acácias )
ESF Paulo Rodolfo Castelli da Silva (Jardim das Acácias)
ESF Vereda Tropical (Vereda Tropical)
ESF Buriti (Vila Buritis)
