A partir de amanhã (10) as empresas que prestam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura deverão disponibilizar informações sobre as ofertas de serviços de forma padronizada e gratuita, para que o consumidor possa comparar os preços entre as operadoras. A regra está prevista no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atualmente os consumidores encontram dificuldades para escolher entre as diversas ofertas disponíveis, porque a cobrança dos serviços de telecomunicações tem muitas variáveis. A nova regra vai possibilitar a criação de mecanismos de comparação de preços e ofertas entre as prestadoras.
Outra norma que entra em vigor nesta segunda-feira é a ampliação, de dois para três anos, do prazo mínimo para a guarda e o fornecimento de todas as reclamações, pedidos e solicitações feitos pelos clientes às prestadoras de serviços de telecomunicações. Além disso, o histórico das demandas referentes aos últimos seis meses deverá estar disponível para consulta no site da prestadora.
O RGC, que entrou em vigor no dia 8 de julho, trouxe novas regras a serem seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Desde o início de sua implementação, algumas empresas entraram na Justiça pedindo para não cumprir as regras estabelecidas.
O empresário Werther Brandão, da Hiamina, informou esta semana que o link de fibra ótica Campos Belos – Luís Eduardo Magalhães – Barreiras, em pool da Vivo/Oi, está em término de conclusão da instalação. Werther não sabe, no entanto quando o enlace deverá estar “aceso” e se o pool disponibilizará acesso para terceiros, provedores de internet via rádio na região.
Por outro lado, a internet via ADSL da Oi parece uma piada de mau gosto. Autorizada a instalação na redação de O Expresso há mais de 60 dias, a Companhia já agendou duas vezes a visita técnica, mas até agora não apareceu. Para piorar, o telefone fixo convencional parou de funcionar e todas as tentativas de contato com a companhia são infrutíferas.
O telefone celular da empresa, da operadora Vivo, também funciona mal, de maneira intermitente.
A quem reclamar? Talvez ao Papa Francisco.

Você está com sorte de ainda ter a real possibilida da OI instalar sua internet. Pior é Formosa do Rio Preto onde é mais fâcil ganhar na Megasena do que conseguir a instalação da tal internet da OI. Quem defende muito as privatizações deveria ir lá e constatar que ainda estamos em 1994. Antiga Telebahia ou OI såo exatamente a mesma m…