Ferrovia Oeste Leste: vamos esperar décadas pelos trilhos e pelo porto de Ilhéus ou vamos privatizar?
A Petrobras, a Eletrobras (que está virtualmente quebrada) e estatais do padrão Chesf, Petrobrás e Valec deveriam ter o restante de seu capital ofertado em bolsa e privatizado.
Tenha dó, Dona Dilma, mas estamos precisando de um pouco do neoliberalismo excludente, de um privacionismo galopante, dentro dos parâmetros dos tucanos. Se o Governo não tem capacidade para administrar serviços essenciais como Saúde, Segurança e Educação, não tem capacidade para administrar empresas de economia mista. Estatização pode ser um bom argumento eleitoral, mas não funciona na prática.
O exemplo da Vale é emblemático: Fernando Henrique vendeu por uma bagatela, mas hoje é empresa que cresceu em faturamento, empregos e investimentos. E tem valor maior 50 vezes que nos tempos em que era estatal, remunerando muito bem o capital do contribuinte, ali investido, via BNDEs.
Só com os 100 bilhões de dólares do capital da Petrobras, dá para financiar as linhas férreas, os portos, a construção naval, o setor energético e o setor de mineração do País, que está estagnado.
Vamos privatizar ou como no poema de Manuel Bandeira, “a única coisa a fazer é tocar um tango argentino.”








Se privatizar quem da curriola bandida irá se beneficiar? Seria um crime contra o Estado Corrupto de Direito!!!