Luís Eduardo Magalhães inaugura centro de apoio a pessoas com HIV

O prefeito Humberto lembrou que no local serão realizadas ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis totalmente gratuitasO município de Luís Eduardo Magalhães inaugurou na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à AIDS, seu Centro de Testagens e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializadas para DST, HIV e AIDS (CTA/SAE). O ponto de apoio está localizado na Policlínica Municipal.

Os CTAs são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Já o SAE são serviços de saúde que realizam ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou AIDS.

O prefeito Humberto Santa Cruz lembrou que no local serão realizadas ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, de maneira totalmente gratuita. “Além do mais será possível prestar um atendimento de qualidade aqueles que já são portadores do vírus HIV ou da AIDS”, ratificou.

O CTA/SAE de Luís Eduardo Magalhães prestará um atendimento integral e de qualidade aos usuários com: cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico, atendimentos em infectologia. ginecológico, pediátrico e odontológico, controle e distribuição de anti-retrovirais, assistência farmacêutica, realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção e atividades educativas.

O atendimento é inteiramente sigiloso e o paciente acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que o orienta sobre o resultado final do exame. No CTA o paciente também tem direito de passar por uma sessão de aconselhamento que tem como objetivo oferecer apoio emocional, esclarecer informações e dúvidas sobre DST, HIV e AIDS.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário