Quero ser motivacional neste final de ano.
A pior falência que pode acontecer a um homem é ele perder o entusiasmo.
Jesus insistentemente aconselhava “ter bom ânimo”. Não se trata de ignorar as dificuldades vividas, mas esquecer o que já temos conquistado e estarmos sempre lamentando o que nos falta.
O que já temos? Em termos de Brasil a agricultura baseada nos conhecimentos, deverá estar na linha de frente do processo econômico.
Estamos produzindo alimento em um país que tem a matriz energética mais limpa do planeta, 48% vem de fontes renováveis, sendo que a media do mundo estaciona em 18%.
Plantamos na única nação do mundo com legislação sobre reserva legal e área de APP, sendo o país com mais áreas protegidas em todo o planeta, e o que menos planta em relação à área total, planta 8% dessa área para a agricultura.
O Brasil ainda preserva com vegetação nativa, mais de 65% do seu território.
É o pais que mais recicla as embalagens agrícolas, ultrapassando a 90%.
O mundo também mudou segundo o Projeto “100’s PEOPLE” e a fundação Bill e Melinda Gates:
Desde 1990 o numero de pessoas muito pobres no mundo diminuiu 50%.
Desde 1960 a expectativa de vida das mulheres na África Subsaariana aumentou em 16 anos.
No mesmo período, cada ser humano do planeta, ganhou em media três vezes mais dinheiro (tendo em conta a inflação), ingeriu mais 1/3 de calorias provindas dos alimentos e pode esperar viver mais 1/3 dos anos.
Os pobres do mundo em desenvolvimento aumentaram o seu consumo 2 vezes mais depressa do que o mundo como um todo entre 1980 e 2000.
A pobreza caiu nas ultimas 5 décadas, mais do que nos últimos 500 anos.
A vida tem melhorado cada vez mais a despeito de todas as dificuldades que enfrentamos. É hora de cada um dos brasileiros, ser um Pedro Álvares Cabral e descobrir o melhor do Brasil. Eu já fiz e conclui que o Brasil não tem tantos problemas. Quem lamentavelmente tem problemas é o governo e esse pode ser trocado, já o país não.
Nossos desafios são diários, mas DEUS renova nossas forças para enfrentá-los.
Que Deus continue presente neste 2015.
Jaime Arnoldo Cappellesso Agropecuarista
Fonte: Informativo com Cristo no Cerrado.
