Oeste da Bahia deverá ampliar produção de café em quase 20% na safra 2014-15

Cafezal irrigado

Com uma cafeicultura totalmente mecanizada e irrigada, o Oeste da Bahia deverá colher 28,3 mil toneladas de café arábica na safra 2014/2015. Este número representa um crescimento de produção de 19,8% em relação à safra anterior. Esta é a previsão do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que aponta para uma excelente produtividade.

Utilizando a irrigação a seu favor, o cafeicultor do Oeste da Bahia consegue ter maior controle sobre o ciclo produtivo da planta, resultando em um café de melhor qualidade. Assim, para a safra 2014/15, a região terá uma área de produção com 10,8 mil hectares, a mesma do ano anterior, porém a expectativa é colher 43 sacas/ha, número maior do que na safra passada, quando a produtividade foi de 36 sacas/ha. Segundo a Abacafé, entidade membro do Conselho Técnico, atualmente, os cafezais estão em processo de enchimento de grão e, se as pragas e o clima não atrapalharem, o Oeste da Bahia poderá ter uma produtividade histórica.

A colheita deverá ser iniciada em abril e se estender até agosto. Ascom Aiba

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário