Extintores deverão ser substituídos até 1º de janeiro de 2015

Os veículos que não cumprirem a determinação vão ser penalizados

A partir de 1º de janeiro de 2015, todos os veículos com circulação nacional deverão utilizar os extintores de incêndio tipo ABC. Esta determinação, amparada pela Resolução 333, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai permitir maior segurança a condutores e passageiros já que estes equipamentos atuam tanto no combate a princípios de incêndios provocados por líquidos inflamáveis e pane elétrica, quanto no combate a incêndios em materiais sólidos, papéis, madeiras e tecidos. Os novos extintores ainda possuem prazo de validade de cinco anos.

Os extintores ABC vão substituir os de pó químico tipo BC, que só poderão ser utilizados até 31 de dezembro de 2014. A regra é válida para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, caminhão trator, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. O extintor ABC custa em média R$ 60.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), quem for flagrado dirigindo veículo sem o equipamento obrigatório, ou que não esteja em bom estado, estará cometendo infração grave, cuja penalidade é o pagamento de multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

Só queria saber quanto faturou quem autorizou e quem vai fornecer os novos extintores. São 45 milhões de veículos no País. Agora tire as motos e e multiplique pelo valor do novo extintor. O negocinho resulta numa brincadeirinha de 2,7 bilhões de reais. É mole?

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário