Paulistanos fazem curso para camelo: represas não reagem com chuva

Lama e água barrenta, o que restou do sistema Cantareira
Lama e água barrenta, o que restou do sistema Cantareira

Com uma chuva fraca, o nível do Sistema Cantareira apresentou nova estabilização e se manteve em 7,3% nesta segunda-feira (29), mesmo registrado no domingo (28). Já é o décimo dia no mês em que o índice das represas não apresenta queda.

Dos dez dias de recuperação em dezembro, em sete deles o nível se estabilizou, e em outros três ele chegou a subir. Foi a única vez no ano em que o nível aumentou três vezes seguidas, dos dias 24 a 26.

Entre domingo e segunda-feira, foi registrado apenas 1,1 mm de chuva. Na Grande São Paulo, a chuva com vento derrubou mais de 100 árvores. As precipitações que atingiram os reservatórios nos últimos dias, no entanto, ajudaram na recuperação. Foram 144,6 milímetros de precipitação no mês até agora. A média histórica, porém, ainda está longe de ser alcançada: 220,9 milímetros.

A situação de recuperação é a melhor do ano. Antes de dezembro, o mês com mais dias sem queda havia sido abril. Na época, foram oito dias de recuperação: seis estabilizações e dois aumentos.

O Cantareira é o maior sistema de abastecimento da Grande São Paulo e atende 6,5 milhões de pessoas na região.

 Outros sistemas

Confira os níveis dos outros reservatórios dos sistemas que abastecem municípios do estado de São Paulo registrados nesta segunda-feira:

Alto Tietê: caiu de 12,1% para 12%;

Guarapiranga: caiu de 40,8% para 40,5%;

Alto Cotia: se manteve em 31,6%;

Rio Grande: subiu de 71,3% para 71,9%.

Rio Claro: subiu de 33,4% para 33,5%.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário