Esta era a situação dos reservatórios de hidrelétricas no País, ontem, segundo o Operador Nacional do Sistema, depois de no mínimo 50% da temporada de chuvas. Com exceção do Sul, onde a capacidade de produção de energia nas hidrelétricas é pequena, a situação nas outras regiões é calamitosa.
A capacidade própria instalada total de geração de energia elétrica do Brasil atingiu 132.676 MW em novembro. Em comparação com o mesmo mês em 2013, houve expansão de 3.087 MW de geração de fontes hidráulicas, de 1.583 MW de fontes térmicas e de 2.224 MW de geração eólica.
No mês de outubro de 2014, a geração hidráulica correspondeu a 67% do total gerado no Brasil, 1,0 ponto percentual a menos do que no mês anterior. A participação da geração eólica, que é tipicamente sazonal, se manteve praticamente no mesmo patamar, passando de 3,0% em setembro para 3,3% em outubro. A participação de usinas térmicas na matriz de produção de energia elétrica foi de 29,0% em setembro para 29,7% em outubro.
A participação da energia das termelétricas deve continuar crescendo. Portanto, o Governo vai continuar importando diesel, gás e fuel oil, além de grandes motores marítimos e geradores para ver se segura o apagão que se anuncia para o final deste ano. Que nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, intervenha em nosso favor!
