
Nesta sexta-feira o petróleo rompeu a barreira negativa do U$40, sendo cotado a U$38,5 o barril. Perguntar não ofende: e daí Petrobras, monopólio da corrupção e do petróleo, a gasolina vai também baixar pela metade?
Lá nos Estados Unidos, onde o petróleo não é estatal, mas entregue à iniciativa privada, o combustível baixa de preço todo dia.
No Brasil, os preços do combustível podem ser caracterizados como confisco fiscal. Trata-se de expropriação de um bem particular pelo Estado, sem contraprestação pecuniária.
E não se engane: esse confisco não atinge apenas a classe média e os seus carros. Atinge principalmente 90% da população, que é pobre, e paga alimentos e outros bens e serviços mais caros por conta do aumento dos fretes.
Na Bahia, o óleo diesel custava R$0,842 na bomba, em julho de 2001. Hoje custa R$2,60. Um aumento de mais de 300%. Componente básico, da produção agrícola à indústria alimentícia, nos parece óbvio que os alimentos subam na mesma proporção. E com eles passagens de coletivos e bens e serviços de todas categorias.

Eu quero é que suba mesmo… É tanto veículo na rua, gente que não tem onde morar, vive de favor, mas quer desfilar de carrão enquanto isso desprezam o transporte coletivo por ser coisa se gente pobre.. Nesse trânsito caótico ninguém respeita o pedestre nem o ciclista.. É hora de acabar com a arrogância e a prepotência do brasileiro por outro lado a corrupção é generalizada no Brasil, país onde todo mundo adora tirar onda não importa a origem da grana. É muito bandido. Se quer gasolina barata vá para Venezuela onde o governo paga abastecer com o populismo que sai caro e a gasolina custa 6 centavos por litro.. Hasta de la vista baby.. Chavez é o exemplo para a América latina, é só baixar o preço da gasolina que está tudo resolvido..