Hoje pela manhã, uma aeronave Embraer 190, pertencente à Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que fazia o voo 4111, com destino a Porto Alegre/RS, com 119 pessoas a bordo, precisou fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas (BACO).
Segundo as informações disponíveis até o momento, após três tentativas de pouso no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o piloto declarou emergência, com a aeronave tendo apenas 1 hora de autonomia, tendo sido imediatamente vetorada para pista 12 da BACO, onde foi escoltada, durante sua aproximação, por duas aeronaves da FAB, um EMB-110 Bandeirante e um EMB-120 Brasília.
Aparentemente, o Embraer 190 apresentou um quadro de pane hidráulica, impedindo o piloto de precisar ao certo as condições de frenagem da aeronave.
O pessoal da Azul já se dirigiu para o local, juntamente com 3 ônibus, a fim de dar suporte aos passageiros, que passam bem.
A empresa divulgou uma nota sobre o ocorrido:
“A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que o voo 4111, com origem em Belo Horizonte, aeroporto de Confins, e destino Porto Alegre, precisou alternar sua rota para a base aérea de Canoas por conta de um problema de ordem técnica na aeronave. Os clientes foram prontamente assistidos de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e serão reacomodados em outros voos. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”
Até o momento, o Embraer 190 continua no solo, sem previsão de decolagem. Da cavok.com.
