O Governo do Estado deverá extinguir, nos próximos dias, as diretorias regionais de Saúde em todo o Estado, incluindo a de Barreiras.
A extinção das Dires atende à Lei Nº 13.204 de 11 de Dezembro de 2014, que cria os Núcleos Regionais de Saúde (NRS) no seu lugar. Contudo, ainda não está definido para qual órgão serão realocados os servidores das Dires e quais funções irão desempenhar.
Segundo informações da Sesab, a medida se justifica pela maturidade administrativa atingida pelo Serviço Único em Saúde (SUS), não sendo mais necessária a tutela do Estado.
A Secretaria informa ainda que nenhuma ação sobre a alocação funcional dos servidores será tomada pelo Governo do Estado sem que haja diálogo com a categoria .
Já os servidores argumentam que a extinção das Dires afetará negativamente a prestação de diversos serviços de saúde nos 13 municípios da região atendidos pela diretoria, como fornecimento gratuito de medicamentos de alto custo para tratamento de doenças graves, controle de surtos e epidemias, inspeção de hospitais e distribuição de soros e vacinas para hospitais. Do jornal A Tarde, com edição de O Expresso.
Também estão na alça de mira do governador Rui Costa as diretorias regionais de Educação (DIREC).
