Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços apontam que a receita nominal do setor de serviços apresentou, em dezembro de 2014, crescimento de 17,4% na comparação com dezembro de 2013. O indicador, acumulado no ano, expandiu 7,0%. A pesquisa foi realizada pelo IBGE e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei/Seplan).
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ocorreu aumento em todas as atividades pesquisadas, exceto as atividades de Serviços de informação e comunicação que apresentaram retração de 1,9%. Entre as atividades, destacaram-se Serviços profissionais, administrativos e complementares (48,9%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (16,7%); Serviços prestados às famílias (11,1%); e Outros serviços(5,3%).
Quantos aos resultados regionais, os dados revelam que, no mês de dezembro, as maiores variações ocorreram na Bahia (17,4%), no Ceará (11,6%) e no Espírito Santo (8,7%). As menores taxas positivas de crescimento foram registradas no Amapá (1,0%), Rondônia (1,4%) e Rio Grande do Sul (1,6%). Apresentaram variações nominais negativas as seguintes Unidades da Federação: Piauí (-2,6%); Roraima (-2,3%); Acre (-1,5%); Amazonas e Maranhão, ambas com o mesmo resultado (-1,1%).
Os resultados acumulados no ano apontaram crescimento nominal de 7,0% em relação ao mesmo período de 2013. Nesta análise, a atividade Serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou a maior expansão (17,5%). Seguido pelas as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,4%); Serviços prestados às famílias (10,9%); e Outros serviços (8,4%). Por outro lado, os Serviços de informação e comunicação apontaram retração de 6,8%.
Os dados por Unidades da Federação sinalizam que os resultados acumulados, em 2014, todas as unidades apresentaram crescimento nominal, exceto Roraima (-0,3%) e Amapá (-1,2%). Nesta análise, a Bahia é o estado ocupante da 9ª posição, com expansão de 7,0%.
