Dona Dilma, ontem em Feira de Santana:
“O governo não tem como baixar o preço do diesel”, disse. Segundo a presidente, o governo não elevou o preço do óleo, mas apenas recompôs o valor da Cide (tributo regulador do preço de combustíveis). O que fizemos foi recompor a Cide. E não elevamos uma vírgula o preço dos combustíveis e nem abaixamos.
A presidente reclamou que o governo foi criticado quando baixou a Cide, e também quando o tributo foi retomado. Quando a parte dura da crise começou, nós baixamos a Cide para poder ter um enfrentamento da crise. Agora nós achamos que é hora de voltar com a Cide.
Pois eu, pessoalmente, acredito que é hora de esquecer essa tal de Cide, Dona Dilma. Antes que as cidades fiquem sem ter o que comer, sem papel higiênico, sem gasolina, sem energia. Assim como lá na Venezuela, entendeu?
Bloqueios continuam em 4 estados
No dia seguinte ao anúncio de um acordo entre governo federal e representantes de sindicatos e associações de caminhoneiros, os bloqueios persistem em pelo menos quatro Estados nesta quinta-feira: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na noite desta quarta, representantes da categoria presentes na reunião em Brasília aceitaram a proposta apresentada pelo governo, que não contempla as duas principais demandas dos grevistas: a redução no preço do diesel e o estabelecimento de um valor mínimo para o frete. O acordo, no entanto, não garante o fim dos bloqueios, já que o movimento não é liderado por sindicatos.

