Baianópolis será o primeiro município a receber a coleta itinerante 2015

Baianópolis será o primeiro município do Vale do Rio Grande a receber a coleta itinerante do Sistema Campo Limpo de 2015. A ação realizada todos os anos, é uma iniciativa da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) com o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e das secretarias municipais de agricultura e meio ambiente, com o objetivo de atender os pequenos produtores rurais e pecuaristas daquela região. “A iniciativa beneficia àqueles agricultores que enfrentam dificuldades no armazenamento das embalagens vazias nas propriedades e no transporte até os postos de recolhimento ou nas centrais”, destaca Adilson Campos, presidente da Aciagri.
A coleta itinerante em Baianópolis acontece de 13 a 14 de março. Além do município, outros quatros serão atendidos em breve, pelo projeto: Muquém de São Francisco, Angical, Wanderlei e os perímetros irrigados de Barreiras. Em 2015, a meta da Associação é processar mais de 3 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas nas três centrais de recolhimento: Barreiras, Roda Velha e Rosário.

 
Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo inpEV para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.
Aciagri
Entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com 56 revendas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras, maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário – Considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande.
Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário