A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), divulgou, recentemente, as projeções demográficas para todos os municípios baianos, elaborada em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar), órgão especializado em projeções demográficas.
A população da maioria dos municípios baianos apresentou um crescimento desacelerado durante o período de projeção verificado (2010-2030). Com uma população aproximada de 3 milhões de habitantes, ao final do período projetado (2030), Salvador continuará a concentrar o maior contingente populacional em termos absolutos. Além da capital baiana, dentre os 10 municípios que apresentarão maiores volumes de habitantes ao final do período projetado, destacam-se: Feira de Santana (722,6 mil), Vitória da Conquista (413,4 mil), Camaçari (380,4 mil), Lauro de Freitas (254,2 mil), Juazeiro (250,8 mil), Itabuna (231,1 mil), Teixeira de Freitas (226,8 mil), Porto Seguro (205,4 mil) e Alagoinhas (178,3 mil).
Em termos de incrementos populacionais, os municípios de Eunápolis e Simões filho, que, embora ocupem as posições de 13º e 15º no ranking dos mais populosos ao final de 2030, se classificam entre os 10 municípios que apresentarão os maiores ganhos populacionais no período de projeção – os incrementos absolutos para os respectivos municípios serão de 39,9 mil e 39,1 mil pessoas.
Com relação ao crescimento anual da população, entre 2010 e 2030 o ritmo de crescimento demográfico do município de Salvador será o menor, com relação aos dez municípios que apresentaram os maiores contingentes populacionais ao final do período projetado.
São Desidério, maior crescimento
A capital baiana apresentará uma taxa média de crescimento geométrica de aproximadamente 0,52%, o que a colocará numa posição de 165º no ranking dos municípios que apresentaram as maiores taxas de crescimento. Por outro lado, o município de São Desidério ocupará uma posição de 1º colocado no ranking – apresentado uma taxa de crescimento anual em torno de 3,34%.
Com os saldos migratórios positivos, nas trocas intra-estaduais, São Desidério passa a se beneficiar do intenso fluxo migratório para o oeste baiano. Além do mais, é possível verificar que o município ainda apresenta taxas de fecundidades acima do nível ideal para assegurar a reposição populacional. Dentre os demais municípios que se destacarão no período, encontram-se: Valente, Teixeira de Freitas, Formosa do Rio Preto, Porto Seguro, Brejolândia, Itacaré, Mucuri, Camaçari e Dias d’Ávila.
Reduções populacionais e urbanização
O estudo das projeções populacionais para os municípios baianos aponta ainda para os casos de perdas populacionais ao decorrer do horizonte projetado. Municípios que, mesmo com reduções sensíveis nas taxas de fecundidade e mortalidade, apresentaram alarmantes saldos negativos nos movimentos migratórios inter e intra-estaduais. Nesta situação, vale ressaltar o município de Ilhéus que, embora se situe entre os 20 maiores municípios do estado, sofrerá uma redução na sua população ao final de 2030. Com uma taxa de crescimento anual no patamar de -1,43%, entre 2010 e 2030, o município poderá se encontrar na lista dos dez municípios que mais perderão população durante esses 20 anos prospectivos.

