Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, Otto Alencar, praticamente todos os afluentes do Rio São Francisco estão comprometidos pelo despejo de esgoto, assoreamento e destruição de mata ciliar.
“De ponta a ponta, no São Francisco, o que se vê são matas ciliares derrubadas. Quando chega à Bahia, o rio já vem trazendo todo tipo de sedimentos e detritos. A situação é tão grave que o Lago de Sobradinho está com 20% de capacidade. Se não tiver constante chuva até o fim de abril, é bem provável que em novembro possamos ver o fundo do lago”, lamentou.
Otto Alencar afirmou que o consumo de água aumenta todos os anos e a produção diminui, mas nenhum governo, seja federal ou estadual, se deu conta ainda da importância de se investir na preservação de nascentes, riachos e afluentes.


O aumento de consumo é devido ao bolsa família que esta fazendo com que as família tenham mais filhos. Por outro lado, a culpa do rio estar fedido é por conta do povo mesmo, mal educado, sem instrução, sem conhecimento, ou seja, o povo só faz cagar.
Significa dizer que a obra da transposição do velho chico foi pro brejo!!!