Otto Alencar: “Em novembro vamos ver o fundo do lago de Sobradinho.”

sao

Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, Otto Alencar,  praticamente todos os afluentes do Rio São Francisco estão comprometidos pelo despejo de esgoto, assoreamento e destruição de mata ciliar.

“De ponta a ponta, no São Francisco, o que se vê são matas ciliares derrubadas. Quando chega à Bahia, o rio já vem trazendo todo tipo de sedimentos e detritos. A situação é tão grave que o Lago de Sobradinho está com 20% de capacidade. Se não tiver constante chuva até o fim de abril, é bem provável que em novembro possamos ver o fundo do lago”, lamentou.

Otto Alencar afirmou que o consumo de água aumenta todos os anos e a produção diminui, mas nenhum governo, seja federal ou estadual, se deu conta ainda da importância de se investir na preservação de nascentes, riachos e afluentes.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Otto Alencar: “Em novembro vamos ver o fundo do lago de Sobradinho.””

  1. O aumento de consumo é devido ao bolsa família que esta fazendo com que as família tenham mais filhos. Por outro lado, a culpa do rio estar fedido é por conta do povo mesmo, mal educado, sem instrução, sem conhecimento, ou seja, o povo só faz cagar.

Deixe um comentário