Presidenta encontrou Mark Zuckerberg, fundador da rede social, na Cúpula das Américas, no Panamá
A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje, na Cidade do Panamá, capital do país da América Central, parceria que o Governo Federal está firmando com o Facebook para ampliar a inclusão digital no país, visando ampliar o acesso à rede no Brasil.
“A partir de agora, vamos começar a desenvolver estudos em comum, até desenhar um projeto comum com o objetivo da inclusão digital”, disse a presidenta. “Isso vai permitir ampliar o acesso à educação, à saúde, à cultura e tecnologia”, completou.
O Governo Federal e o Facebook utilizarão como ponto de partida projeto que a empresa desenvolve em Heliópolis, região carente de São Paulo. “Estamos muito empolgados com essa parceria, e amplificar o acesso à internet permite avançar em diferentes áreas, como economia moderna, emprego, educação e comunicação”, disse Mark Zuckerberg.
O Facebook tem um plano ambicioso de conectar os dois terços do mundo que não têm acesso à internet usando drones, satélites e lasers, segundo anúncio feito por Mark Zuckerberg na mídia social, em março de 2014. O projeto colocará a empresa em competição direta com o Google, que planeja levar internet à essas áreas por meio de balões. Os dois gigantes da internet querem ampliar suas audiências, principalmente nos países em desenvolvimento.
Ainda há poucos detalhes sobre o plano do Facebook, mas já se sabe que se planeja uma frota de drones movidos a energia solar, assim como satélites geostacionários e em órbita próxima à Terra. Raios laser infravermelhos e invisíveis também poderiam ser utilizados para aumentar a velocidade das ligações de rede. No ano passado, o Facebook e outras empresas de tecnologia lançaram o internet.org para ajudar a levar acesso à internet para as enormes áreas do globo que ainda não estão conectadas.


