O secretário de Saúde do Município, Werther Brandão, presidiu, ontem, reunião com diretores, gerentes e gestores da sua secretaria no Município. Em debate, a pauta de ações da Secretaria para os próximos 60 dias.
Já no dia 18 de maio, a Secretaria lança a cartilha e prepara uma grande ação pública com a denominação “Bata na Porta Certa”, que pretende reordenar o atendimento dos clientes da Saúde Pública, utilizando para a divulgação o trabalho dos agentes comunitários de Saúde e dos agentes de endemias.
É provável também que no dia 28 de maio a Secretaria da Saúde lance um plano de reforço, com novas ações o atendimento às gestantes e à saúde da mulher. Atualmente a Secretaria tem 1.347 gestantes cadastradas, inclui 150 novos cadastros por mês e realiza 300 consultas obstétricas mensais.
Combate à dengue
A Secretaria da Saúde está coordenando, com os agentes de saúde, uma ampla distribuição de sementes de crotalária, para plantio em áreas públicas e em terrenos particulares. As flores da leguminosa atraem e multiplicam as libélulas que são as maiores predadoras das larvas do mosquito aedes egypti.
O secretário Werther Brandão quer também abrir um novo canal de ouvidoria para receber denuncias de depósito de lixo em áreas públicas e privadas, onde o mosquito encontra terreno fértil para se reproduzir.
Está em projeto a criação do dia “D” da dengue, com ações fortes na erradicação das fontes de procriação do mosquito transmissor.



