
No ultimo dia 5, por volta de 16 horas, um jovem de 15 anos se apresentou na UPA com queixa de forte dor de dente. Quando o atendente checou a idade, o usuário recebe a informação de que “infelizmente” não poderia ser atendido por ser de “menor”.
O setor de atendimento da UPA só não contava com a presença do secretário Werther Brandão, que assistiu toda conversa e arrematou:
“Quer dizer então que se tiver aqui um adulto que se responsabilize por ele, o atendimento e possível? Então, como ninguém aqui quer ser o responsável, pode me trazer um papel que vou fazer uma declaração ficando responsável por ele!”
Dito isso, o rapaz foi atendido sem mais delongas, que ninguém está aí para dizer o contrário ao Secretário.
Fábrica de Pastel
Depois de uma série de reclamações de clientes, alguns queixando-se de infecções intestinais, o Secretário de Saúde solicitou, à Vigilância Sanitária, o fechamento do estabelecimento denominado “Fábrica de Pastel”, na esquina frente ao CEMO. Os fiscais lacraram a loja perto das 12 horas desta quarta-feira e antes das 14 horas os proprietários já haviam rompido o lacre oficial.
O proprietário rompeu o lacre a mando do seu contador, o vereador Guinho da Contem, que deixou o seu telefone disponível para funcionários caso fossem abordados pelos fiscais.
Agora à noite, o Secretário, obstando o crime de desobediência à autoridade sanitária, mandou lacrar novamente as portas do estabelecimento, depois de convocar o proprietário da loja a comparecer no local.
Dengue e Ação Conjunta
Nesta quarta-feira o Secretário convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, onde discorreu sobre as ações que o Município está tomando em relação ao surto de dengue na Cidade, que já conta com 17 infectados confirmados e quase 300 casos suspeitos.

A cidade está enfrentando um índice de infestação predial de larvas do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, chikungunya e sika, da ordem de 3,8. Se esse índice alcançar 4,0, as autoridades sanitárias enquadrarão o Município na condição de “surto epidêmico”.
O Secretário estabeleceu uma Comissão de Defesa e Enfrentamento da Dengue, que será instalada amanhã na avenida Kichiro Murata, em próprio municipal, no mesmo endereço onde será instalado o CAPS AD III 24 horas. Essa comissão multidisciplinar tomará as decisões sobre as próximas ações de combate à dengue, desde a prevenção através de pulverização e fumigador, até o tratamento específico que será dado aos infectados pelo vírus.
O Secretário pediu o apoio da imprensa para as divulgação do combate à dengue, que tem no bairro Santa Cruz sua maior incidência, com 22%. O telefone (77) 3628-3099, do Controle de Endemias, já está à disposição da população para denúncias e aconselhamento sobre águas paradas.
Amanhã estaremos publicando o detalhamento da ação da Secretaria da Saúde.

As coisas são muito engraçadas nesse município. O vereador que é responsável pela formulação das leis para satisfazer os anseios da população, inclusive a leis de proteção à saúde, como é o caso do código sanitário municipal, foi capaz de infringir a lei criada por ele mesmo. Se não fosse trágico, seria muito cômico! Parabéns Senhor VEREADOR PELA MERDA QUE FEZ.
Mas o que é isso Senhor vereador Guinho, o homem que devia estar a favor do povo tomando essa decisão arbitraria, romper um lacre colocado pela autoridade pública competente é crime e esse país tem leis!
Meus parabéns ao secretário de saúde pela iniciativa de coibir a ação desse vereador, que ao invés de se preocupar com a saúde da população, está preocupado só em não perder o voto do empresário. E isso que o senhor fez é crime senhor vereador, e com certeza você irá responder por crime à saúde pública juntamente com o empresário. FICA ESPERTO, ESSA SUA AÇÃO DESMEDIDA PODE LHE CUSTAR UM FICHA SUJA NA JUSTIÇA!
Cabe aqui enfatizar que o envolvimento do tal vereador nesse ilícito pode ter significado de crime próprio de prevaricação, uma vez que o mesmo é contador da empresa em questão e teria usado de sua posição de vereador em um interesse pessoal seu (conflito de interesse).