
O que será de Salvador com a continuidade das chuvas? Hoje aconteceram inúmeros deslizamentos e pelo menos três mortes foram confirmadas. Nove pessoas foram encontradas após o deslizamento de terras que aconteceu na tarde deste domingo (10), nas proximidades da rua Nilo Peçanha, na Baixa do Fiscal. O aposentado Deucico Barreto Venas, 64 anos, a lavadeira Sandra Silva Santana, 37 anos, e uma vítima ainda não identificada foram encontrados mortos.
As equipes de resgate informaram que esperam encontrar outras duas vítimas fatais: Lucas, 14 anos, filho de Sandra, e Sival Silva Santana, irmão da vítima. Segundo informações da Central de Polícia, outras duas vítimas foram retiradas com vida. Não há maiores informações sobre o estado de saúde delas. De acordo com a Central de Polícia, pelo menos cinco casas desabaram após a queda do morro, que aconteceu por volta das 13h.
O prefeito ACM Neto fez ainda um apelo para que famílias que residem em áreas de risco deixem suas residências no menor tempo possível. Todo o suporte necessário está assegurado para essas famílias, desde a concessão do Aluguel Social, aporte financeiro de R$ 300,00 mensais, que pode chegar a um ano, até o Auxílio Emergência, que pode ser de até três salários mínimos para quem tiver perdas materiais devido às chuvas.
O governador Rui Costa (PT) colocou toda a estrutura do Estado à disposição da Prefeitura. Estão trabalhando em conjunto a Defesa Civil, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além do Grupamento Aéreo.
“Registro a minha profunda tristeza. Salvador não pode mais continuar sendo palco de tantas tragédias. É mais um dia de luto”, disse Rui, que se manteve em contato com ACM Neto ao longo do dia.
Da meia noite até o final da tarde deste domingo, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 161 ocorrências: um alagamento de área, 12 alagamentos de imóvel, 16 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, sete ameaças de deslizamento de terra, cinco desabamentos de imóvel, cinco desabamentos de muro, sete desabamentos parciais, 101 deslizamentos de terra, uma infiltração e duas pistas rompidas.
A Codesal permanece com o plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Neste domingo, o SAMU atendeu seis ocorrências relacionadas às chuvas.
Não há previsão para decolagem no aeroporto de Salvador. Surgiu mais um grande buraco na pista que está impedindo pousos e decolagens. Voos de todo o País com destino a Salvador estão sendo cancelados.

