Governador clama por ajuda federal na infraestrutura do Oeste

Rui, Kátia e Humberto: esforço integrado entre os três níveis de gestão pública
Rui, Kátia e Humberto: esforço integrado entre os três níveis de gestão pública

O governador Rui Costa afirmou, hoje, no evento de lançamento da Região Agrícola do Matopiba que “chegou o momento do Nordeste receber e ser restituído daquilo que deixou de receber, durante décadas, quando a maior parte dos investimentos do governo federal era voltado para o Sul-Sudeste. “Vamos apresentar ao governo federal os nossos projetos estruturantes. Os principais são a ferrovia e os portos, além das estradas. É fundamental que o governo federal dê apoio para a recuperação de outras estradas, e não somente as BRs [rodovias federais], porque os estados do Nordeste estão com a capacidade de investimento muito limitada”, afirmou Rui Costa.
Pequenos agricultores
Segundo a ministra Kátia Abreu, o programa vai alcançar inicialmente, na Bahia, cerca de quatro mil produtores rurais. “Esses trabalhadores vão também mudar a vida nas suas comunidades. Além de assistência técnica, eles vão receber três cursos em suas propriedades – dois de capacitação profissional e um de gestão -, com 200 horas de aprendizado”.

Kátia Abreu também disse que a agência de desenvolvimento será um órgão misto, com produtores e empresários no conselho, junto com o governo.

De acordo  com ela, são os produtores que vão indicar as demandas. A agência terá foco em três áreas específicas – infraestrutura, inovação e tecnologia, além do fortalecimento da classe média rural.

“Tecnologia, crédito e instrumentos de qualificação profissional existem. O que precisamos é fazer que tudo isso chegue aos pequenos produtores. Aqueles que precisarem também passarão por um programa de alfabetização [oferecido] pelo Ministério da Educação”.

A Matopiba abrange 337 municípios totalizando 73 milhões de hectares. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Evaristo de Miranda afirmou que a Bahia é o estado que mais contribui com a produção agrícola dessa região e onde mais cresce a produção no País.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário