História: os verdadeiros fundadores de Luís Eduardo Magalhães

Dr. Arnaldo, o visionário que fundou a cidade que mais cresce no País no meio do nada.
Dr. Arnaldo, o visionário que fundou a cidade que mais cresce no País no meio do nada.

Informação de Hipólito Ferreira, fundador da cidade de Luís Eduardo Magalhães, junto com seu pai, Arnaldo Horácio Ferreira, o visionário: a fazenda adquirida pelos goianos era propriedade de Florentino Copetti, empresário de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, e tinha 196.000 hectares. Depois veio o posto Mimoso do Oeste e a venda para o coronel Aroldo, que deu origem ao bairro Santa Cruz e ao Florais Léa. O piloto e empresário Jacó Lauck adquiriu de Aroldo a grande porção de terras que hoje está quase toda loteada na região leste e sul da cidade.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

5 comentários em “História: os verdadeiros fundadores de Luís Eduardo Magalhães”

  1. no minimo merecia o nome da cidade com seu nome. nao como fizeram certos politicos tiraram o nome de mimoso do oeste . para fazer um agradinho ao grupo do acm. que vergonha o politico que fez isso.

  2. Seu João vou te dizer uma coisa, se assim não fosse ainda hoje seria distrito de Mimoso do Oeste-Barreiras-Ba. Nada impede que o nome seja mudado futuramente.

  3. Que tal Mimoso do Oeste voltar a utilizar seu verdadeiro nome? É uma vergonha uma cidade homenagear alguém que não tem nenhum vínculo histórico com a população ou região. A utilização do nome de Luis Eduardo Magalhães já atendeu seu propósito, talvez tenha chegado a hora de corrigir esse desvio que foi necessário na emancipação mas que não dever perdurar.

    1. Realmente a cidade teve início com a instalação do Posto Mimoso de propriedade da família de Arnaldo Horácio Ferreira, homem de visão e investidor que acreditou na região.

      A história carece ser reescrita para que as gerações futuras conheçam os verdadeiros fundadores da cidade.

Deixe um comentário