Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães comemora Dia do Gari

O encontro aconteceu na sala de reuniões da secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de 30 garis

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, realizou na última sexta-feira, 15, uma confraternização com os garis da cidade pela passagem do seu dia. O encontro aconteceu na sala de reuniões da secretaria e contou com a presença de 30 garis.

No encontro a secretária da pasta, Fernanda de Cássia Aguiar, conversou com os garis e ressaltou a importância da categoria, que com seu trabalho, mantém a cidade limpa e organizada “Obrigada pelo empenho e dedicação de cada um de vocês. Todo o cidadão tem o dever de respeitá-los e colaborar com o seu trabalho. Eu sei que apesar das dificuldades encontradas no dia-a-dia, vocês exercem a profissão com muita dignidade e comprometimento em deixar a cidade limpa e um lugar melhor para se viver”.

Os garis acompanharam ainda a exibição de dois vídeos valorizando a profissão e compartilharam as experiências e dificuldades que enfrentam do dia com os servidores da secretaria.

A palavra “gari” vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte Brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.  Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País.

Dicas para colaborar com o trabalho dos garis:

– Evite colocar excesso de lixo dentro de um mesmo saco para que não rasgue ao ser carregado para o caminhão;

– Não jogue lixo na rua;

– Utilize sempre recipientes adequados para descarte;

– Coloque cacos de vidro e objetos cortantes dentro de caixas de papelão e embrulhe pedaços de vidros, seringas e objetos pontiagudos ou cortantes, de forma que não representem riscos ao coletor.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário