
Jogos de computador, exposição virtual, aplicativo e cinema 3D com vôo panorâmico sobre o município serão as atrações da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães para a Bahia Farm Show e a EXPOLEM, em 2015. O tema central das iniciativas será o desenvolvimento do município, que completou em março 15 anos de emancipação política e está em fase de elaboração do Plano Diretor Participativo.
As novidades pensadas pela Prefeitura para as feiras busca informar e atrair a atenção da sociedade para a importância do planejamento urbano em um dos municípios que mais crescem no Brasil, tendo como locomotiva o agronegócio. Nas tendas climatizadas montadas nas duas feiras, o visitante poderá fazer um passeio virtual por Luís Eduardo Magalhães e também imaginar o que será o município no futuro. Este vôo será guiado pelo personagem fictício “Joaquim, o Agente Ambiental Mirim”, a bordo do seu skate a jato, que remonta à questão da mobilidade urbana e dos transportes alternativos, à prática de esportes e aos cuidados com o meio ambiente, algumas das prioridades da administração municipal.
Todas as escolas da rede municipal estão programadas para visitar a Bahia Farm Show durante o dia. Já à noite, na EXPOLEM, evento que se consolida como o grande festival de compras e entretenimento, o público é formado majoritariamente por famílias de moradores e visitantes da mostra de tecnologia agrícola, que se hospedam na cidade no período da Bahia Farm Show.
“Nosso objetivo ao tratar do plano diretor na feira é mostrar ao cidadão e ao visitante que, em Luís Eduardo Magalhães, campo e cidade compõem um município forte, atrativo e ao mesmo tempo acolhedor. Para que economia, qualidade de vida e meio ambiente sejam garantidos, é preciso planejar. Os jogos são atividades lúdicas que educam e transformam temas complexos em assuntos familiares e mais fáceis de assimilar”, diz o prefeito Humberto Santa Cruz.
Segundo o prefeito, estas ações contam com a colaboração de diversas secretarias de estado, como Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Saúde, Educação, dentre outras. “O interessante é que, mesmo quando as feiras acabarem, todo este material continuará ativo, seja no site da prefeitura ou no aplicativo para celular, aumentando o contato das pessoas com o tema e instigando a reflexão sobre a cidade”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Sergio Pitt.
Ludicidade
Meio ambiente, economia, mobilidade urbana, empreendedorismo, indústria, comércio, serviços, educação, saúde, transporte, lazer, produção agrícola. Todos esses e outros temas serão tratados em uma gama de jogos, exposição, aplicativo (app) e filme pela Prefeitura. No Jogo da Cidade Ideal, foram criadas situações simuladas, mas verossímeis, sobre a vida no município, com foco em cidadania. Cada participante “monta” seu “avatar” (personagem no jogo), que terá, quando on line, a foto que o jogador eventualmente usar nas redes sociais. Quando o jogador não estiver on line, ou se preferir não usar sua própria foto, ele pode montar um bonequinho virtual.
O jogo tem uma moeda virtual própria, o “Polis”, e os participantes podem concorrer em quatro tipos de veículos: bicicleta, carro, skate e moto. Para cada casa no tabuleiro, o participante vai encontrar uma situação especial, que poderá fazê-lo ganhar ou perder pontos. Cumprindo seus deveres, desfrutando os direitos, e aprendendo sobre cidadania.
Já no jogo da Coleta seletiva, o jogador tem de ter habilidade e agilidade para segregar papel, metal, plástico, vidro e orgânicos nos contêineres apropriados. O grau de dificuldade vai aumentando conforme se passa de nível. Outra atração é o Perguntas e Respostas (Quiz) Cada sessão do jogo eletrônico tem oito perguntas, escolhidas aleatoriamente em um universo de cerca de 50 perguntas e respostas que serão elaboradas conforme o resumo do Plano Diretor.
A Prefeitura fará, ainda, uma Linha do Tempo virtual, com fotos desde os primórdios do povoado de Mimoso do Oeste, depoimentos, a evolução do município, a ocupação do solo e os projetos futuros. Esta linha do tempo, assim como os jogos, estará acessível em telas sensíveis no estande da PMLEM, na Bahia Farm Show e NA EXPOLEM. Por fim, a Prefeitura vai lançar a versão inicial de um aplicativo para celular, que roda em IOS e Android. Nele estarão todos os conteúdos mostrados no estande, e a ideia é que sejam agregados serviços de Utilidade Publica ligados à administração municipal.
