Governador preside a abertura da Bahia Farm Show

manu dias 2

Maior vitrine do agronegócio do norte e nordeste e a terceira maior feira do setor do país, a Bahia Farm Show 2015 foi aberta na manhã desta terça-feira (2), pelo governador Rui Costa, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A feira, que está na 11ª edição e segue até sábado (6), atrai pessoas de várias partes do Brasil, que vêm ver de perto as ofertas de maquinário agrícola, caminhões, aviões, veículos de passeio, palestras sobre a inovação de trabalho no campo e linhas de crédito.

O prefeito Humberto Santa Cruz, anfitrião do evento, recebeu o Governador e autoridades.
O prefeito Humberto Santa Cruz, anfitrião do evento, recebeu o Governador e autoridades.

A Bahia é o maior estado com população rural do país e há 11 anos reforça o setor por meio da Bahia Farm Show. A expectativa para este ano é superar a marca histórica de R$ 1 bilhão em negócios consolidados, obtida em 2014. O Governo do Estado, por meio de secretarias e órgãos parceiros, oferece serviços, como o de orientações sobre o uso de agrotóxicos, e o lançamento de um sistema de informação para o cadastro estadual de imóveis rurais. “Este é o modelo que acredito. O modelo de parceria entre produtores, Governo e prefeitura. Estamos proporcionando o crescimento da cadeia produtiva e consequentemente trabalhando forte para o crescimento das ofertas de emprego e renda”, afirmou o governador, que também visitou os estandes.

Governador foi recebido no aeroporto com uma salva de palmas.
Governador foi recebido no aeroporto com uma salva de palmas.

Entre as novidades desta edição, estão as linhas de crédito oferecidas pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), com financiamento de até 100% para compra de maquinário agrícola e acessórios. “É uma grande oportunidade para quem tem negócios no meio rural. Facilitamos muito a troca e a compra do maquinário. Para quem já é cliente, o financiamento é total. Para quem vai passar a ser, oferecemos até 90%”, explicou o gerente de negócios da Desenbahia, Renato Freitas.

A expectativa é que, até o último dia, mais de 75 mil pessoas visitem o evento. Para o produtor rural Ênio Loeblein, a possibilidade de parcelar as despesas contribui para o fortalecimento do setor. “Os equipamentos normalmente precisam de um investimento alto para manutenção. Depois de um certo tempo de uso, para nós, é mais vantagem substituir as máquinas por outras mais novas. Com um financiamento desses fica mais fácil”, afirmou.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário