Novo cadastramento rural; vantagens e riscos.

Por Guto de Paula

Técnicos do INCRA promoveram palestra na Bahia Farm Show sobre o novo cadastramento de propriedades rurais sejam elas de origem física ou jurídica. Com o auditório repleto de proprietários interessados no novo sistema, foram explanadas as informações pertinentes ao acesso do SIGEF – Sistema de Gestão Fundiária.

As vantagens segundo os referidos técnicos será o acesso direto ao SPU, FUNAI, ICBMbio, Instituto de Terras e etc. Inclusive a integração com o Cartório de Registro de Imóveis.

A praticidade do sistema estabelece uma economia significativa de tempo para o proprietário rural e até uma determinada transparência para o acesso ilimitado para qualquer pessoa interessada em pesquisar o geo-referenciamento de áreas rurais.

Porém, todo proprietário que já está cadastrado no INCRA pode, com relativa facilidade, realizar seu recadastramento eletrônico. Fato que já está gerando um problema antigo, que seria a duplicação desse registro.

Possivelmente por ausência de uma senha para os usuários já cadastrados, pessoas inescrupulosas e desonestas estão cadastrando áreas que não são de sua propriedade.

Essa informação partiu de proprietários rurais que já sentiram na pele a invasão virtual de sua propriedade. Motivo esse pelo qual foram obrigados a entrar na justiça para recuperar suas áreas.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário