Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães – Nota de esclarecimento

logotopoPreocupada com os desdobramentos que o evento Concertos IHARA, marcado para o próximo domingo, 21 de junho de 2015, tomou nos últimos dias, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães vem a público esclarecer que desde o primeiro contato com a empresa responsável pelo evento, Iharabras S/A Indústrias Químicas, posicionou-se contrária à realização do evento em local fechado, pois entende que assim, restringe o acesso do público e dificulta a manutenção da segurança em caso de uma procura maior do que a capacidade suportada pelo local escolhido, no caso a casa de shows Quatro Estações Hall, com capacidade limitada a um público máximo de 5 mil pessoas.

Em visita à sede da empresa em São Paulo, no início do último mês de maio, o prefeito Humberto Santa Cruz colocou toda estrutura montada para o São João do Santa Cruz, que se realizará entre os dias 22 e 23 de junho, a disposição do evento. Infelizmente, no entanto, foi desconsiderado pela empresa a proposta do município em realizar o evento na Praça de Eventos do Bairro Santa Cruz sob alegação – conforme contato posterior, via e-mail – de que o local proposto seria inviável ao patrocinador, uma vez o bairro concentrar o “maior índice de criminalidade” do município.

A Praça de Eventos do Santa Cruz, em muitas ocasiões, sediou os shows comemorativos do aniversários da cidade e há anos é palco do São João do Santa Cruz, sempre com índices baixíssimos de ocorrências, não havendo portanto, razão para se insistir em realizar o concerto na Praça dos Três Poderes, como sugerido pela empresa. Cabe ainda salientar, a título de exemplificação, que a empresa fez o requerimento do uso do espaço utilizando-se da Lei Rouanet que não permite a realização de eventos desta magnitude e com financiamento público em espaço limitado, privado e fechado.

Em tempo, o prefeito encaminhará ofício ao presidente da Iharabras S/A Indústrias Químicas a fim de esclarecer todos esses pontos e advertir sobre os riscos da realização de um evento de tal magnitude em uma área privada e com restrição de público, bem como sua preocupação para com a integridade e o bem estar dos munícipes de Luís Eduardo Magalhães.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães lamenta a distorção dos fatos e toda e qualquer tentativa rasa de deturpar informações e promover o fomento de um sentimento de discriminação em relação ao bairro Santa Cruz, bem como uma divisão social inexistente entre os bairros da cidade.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

7 comentários em “Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães – Nota de esclarecimento”

  1. Zelinda Novais Queria Muito assistir ao shuw de Zezé de Camargo e Luciano. Mas, começo aqui uma campanha contra o preconceito ao Bairro Santa Cruz. Repúdio a atitude da Empresa IHARA. ” NÃO VÁ A CASA DE SHOWS QUATRO ESTAÇOES HALL DIA 21/06/2015 (Domingo) . Divirtam-se em qualquer lugar da cidade . DIGA NÃO AO PRECONCEITO AO BAIRRO SANTA CRUZ E A NOSSA CIDADE LEM

  2. Não vi a notícia como preconceituosa. Ao que parece a preocupação é com a segurança do evento. Ademais é fato notório que o bairro Sta Cruz tem um alto índice de criminalidade, senão o maior da cidade. O que o prefeito deveria fazer, bem como os ilustres vereadores é buscar junto as autoridades competentes uma melhor infra estrutura e policiamento no bairro. O Sta. Cruz a tempo esta abandonado pelas autoridades, seja na pavimentação das ruas, seja numa melhor infra estrutura. Agora, todos vem a tona falar que a empresa é preconceituosa, coisa e tal, fazendo uma baita demagogia para receber a simpatia dos moradores e conseguir mais votos. Façam o seguinte senhores membros do legislativo e executivo, invistam no Bairro Santa Cruz, no Florais Léia, nas Acácias e nos demais bairros a fim de melhorar a infra estrutura e policiamento dos mesmos que garanto que da próxima vez ninguém irá se opor a realizar festas no local.

    Nota da Redação:
    Se é possível realizar uma festa popular como o “São João do Santa Cruz”, com grande afluência, por que não um show no bairro.
    Quanto ao asfalto, me desculpe amigo, mas acredito que o senhor não tem passado no bairro nos últimos dois anos.

    1. PASSO SIM! PRINCIPALMENTE NA PARTE FINAL, LÁ ONDE A ENCHENTE DA CHUVA ALAGA AS CASAS. A QUESTÃO É QUE A FESTA SERIA PRIVADA, COM A ATRAÇÃO PAGA POR UMA EMPRESA. NAO É UMA FESTA DO MUNICÍPIO. AGORA AFIRMAR QUE O BAIRRO SANTA CRUZ É SEGURO E COM INFRA EXTRUTURA … . NÃO SEI NÃO EDITOR. VOU GUARDAR SEU COMENTÁRIO PARA FUTURAS POSTAGENS.

  3. Vale ressaltar que nós estamos traçando comentários e discutindo o preconceito de um bairro. Agora lá fora ninguém nem sabe o que é, nem onde fica o bairro Santa Cruz, o fato é que a empresa IHARA, não conhece. Eles conhecem a Cidade de Luis Eduardo Magalhaes-Bahia. FICA A PERGUNTA: O BAIRRO SANTA CRUZ FICA AONDE EM LUIS EDUARDO MAGALHAES -BAHIA OU NO DO OUTRO LADO DO PLANETA NO “IRAQUE”? O Show poderá ser realizado em qualquer lugar da cidade, mas por que tem que fazer inferência preconceituosa ao bairro Santa Cruz? Parabéns a prefeitura pela nota de esclarecimento divulgada. Sabemos da realidade do bairro e da cidade, mas quem é formador de opinião, tem cultura escolar e cultura social não comunga dessas coisas. Exemplo: Sabemos que nós baianos, nordestinos somos em grande maioria pardos ou pretos. Mas, nem por isso tem que ser chamados por apelidos maldosos e preconceituosos. Cabe processo. Pois moro e trabalho no Bairro Santa Cruz a 18 anos, tenho orgulho. POR ISSO FALO SOU DE LEM.

  4. Prezada Zenilda. Concordo com você. O fato de o Bairro Sta Cruz ser violento, não é culpa dos moradores, mas sim do abandono social e político que se deu nos últimos anos.

  5. Se o bairro Santa Cruz é não é favorecido com asfalto, imagine os outros bairros, principalmente o bairro Jardim Paraíso. Faça -me o favor!!!

  6. E o bicho pegou no “seguro” bairro Sta. Cruz!!!! Tiroteio e morte. Está lá no Sigi Vilares. Publica a notícia aí editor, já que vc acha que o Sta Cruz não é violento. O dinheiro que é gasto por “baixo dos panos” em LEM poderia ser investido ne infra estrutura e segurança da cidade. Esta cheio de empresários com máquinas e outros bens alugados para o município. Chega a dar nojo essa situação.

Deixe um comentário