Ibéricos fritam sob onda de calor de 44 graus centígrados

Região árida do Sul da Espanha sofre mais com o calor.
Região árida do Sul da Espanha sofre mais com o calor.

A Espanha e Portugal emitiram um alerta meteorológico nesta segunda-feira (29) devido às altas temperaturas e aconselharam os moradores a tomarem cuidado extra depois que a previsão apontou para 44ºC em algumas regiões do sul. Uma massa de ar quente, que fluiu do norte da África para a Europa, provocou uma forte onda de calor.

A temperatura em Córdoba era esperada para bater 44ºC nesta segunda-feira. Autoridades espanholas colocaram a cidade do sul em alerta devido a “riscos extremos” de calor. A previsão para Sevilha e Toledo é de recorde de 42ºC.

Em Portugal, as temperaturas no sul devem passar de 40ºC. O Ministério da Saúde alertou as pessoas a ficarem longe do sol entre as 11h e 17h. As autoridades alertaram também para o risco elevado de incêndios florestais do centro ao norte do país. Após um inverno seco incomum, quase 54% da área de Portugal estava em situação de seca extrema ou severa no fim de maio. Com poucas chuvas em junho, o porcentual deve subir.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário