“Não é o Estado que fiscaliza a imprensa, é a imprensa que fiscaliza o Estado”. Carlos Ayres Britto
Quadrilha do tráfico detida pode ter executado mais de 50 pessoas
Um rifle capaz de armazenar munições de calibres 38 e 357, três pistolas e dois revólveres foram apreendidos durante operações policiais nas cidades de Guanambi e Feira de Santana, nesta quarta-feira (8). Ao todo, quatro pessoas suspeitas de tráfico de drogas foram presas, e um adolescente de 16 anos apreendido.
Segundo informações da Polícia Civil, um dos suspeitos é líder de uma quadrilha que atua em Guanambi. Entre os anos de 2001 e 2015, o grupo criminoso teria matado pelo menos 50 pessoas, entre usuários e traficantes rivais, apontou a investigação.
De acordo com a polícia, 24 traficantes e homicidas foram presos em Guanambi desde 2013. Conforme a polícia, a investigação foi intensificada após a morte de Iramélia Prates Batista, alvo de 10 tiros, na casa da vítima, no bairro Monte Pascoa, em maio deste ano. Ela estava grávida de sete meses e tomava conta de um ponto de venda de drogas de quadrilha rival.
A operação foi realizada pela 2ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil (Coorpin/Guanambi) e apreendeu também 15 pedras de crack, balança de precisão, celulares e motocicletas. A ação contou com apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da 1ª Coorpin/Feira de Santana e do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Líderes religiosos no Pacto pela Vida
Pela primeira vez, a reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida teve a participação de líderes religiosos. Aberto pelo governador Rui Costa, o encontro, realizado nesta quarta-feira (8), na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), integra órgãos de segurança pública, secretarias estaduais, além de instituições como a Defensoria Pública do Estado e o Tribunal de Justiça. Estiveram representadas as religiões de matriz africana, espírita e judaica, além das igrejas Batista, Católica e Presbiteriana, entre outras.
Comitê Executivo do Programa Pacto Pela Vida se reúne com líderes religiosos. Foto: Carol Garcia/GOVBA
Para o governador, “é importante a iniciativa de convidar as religiões para que possamos, juntos, nos envolver e discutir um problema que não é só do governo, ou dos secretários, ou do Ministério Público, ou da justiça, mas é um problema da sociedade”. Ele destacou ainda que “todos os líderes da sociedade podem e devem se envolver e ajudar a superar este quadro difícil da cultura da violência em nosso estado e nosso País. Queremos replicar isso com outras lideranças da sociedade”.
Rui Costa também falou da importância da educação, um dos principais focos da sua gestão. “Não tenho a intenção de transformar a escola em um instrumento para cooptar as pessoas para as religiões. O importante é discutir a história do catolicismo, das religiões protestantes, os valores e princípios dos espíritas. O que pretendemos proporcionar é conhecimento e reflexão para essa juventude, que deve discutir filosofia e referências de vida”.
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso