Cursos técnicos tem novas 10 mil vagas na Bahia

Na próxima segunda-feira (20), a rede estadual de ensino inicia as inscrições para mais de 10 mil vagas em mais de 52  cursos técnicos. Enfermagem, Administração, Redes de Computadores são algumas das opções.

Em todo o estado, são 10.035 vagas, 4.300 delas na Região Metropolitana de Salvador  – capital, Simões Filho e Camaçari. As inscrições seguem até quinta-feira (24).

São três modalidades de formação, cada uma para um público em diferente grau de escolaridade. Os candidatos devem saber ler e escrever, ter mais de 18 anos e já ter feito pelo menos uma série do ensino fundamental.

As vagas ofertadas atendem a dois programas: o de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores Integrada à Educação de Jovens e Adultos em nível fundamental e o de Educação Profissional Técnica (nível médio). No primeiro programa, pode participar quem já concluiu o fundamental e quer fazer o ensino médio junto com o técnico. Nesse caso, deve  se inscrever no Proeja Médio, que reserva mais da metade das vagas: 5.515.

Quem não concluiu o fundamental tem a chance de fazê-lo junto com um curso técnico, em 2 anos e meio. Para essa modalidade, conhecida como o Proeja Fundamental, há 315 cadeiras reservadas nas escolas participantes.

Não há uma seleção para nenhuma das duas modalidades: basta consultar a escola que oferece o curso que deseja (ver ao lado) e se inscrever.

Outras 4.205 vagas foram abertas para atender uma lista de espera de um sorteio eletrônico feito no final do ano passado (inicialmente, para atender as vagas do 1º semestre) do programa Médio Subsequente (Prosub), também conhecido como pós-médio. Nessa categoria, são atendidos apenas estudantes que já concluíram o ensino médio e querem retornar para a escola para aprender uma profissão de nível técnico, em dois anos.

Esses estudantes serão convocados, entre 20 e 24  deste mês, para comparecer à escola e efetuar a matrícula.  É preciso ficar atento à relação da lista de espera no site da secretaria: www.educacao.ba.gov.brDo Correio*.

 

jul_15_Topve Luis Eduardol_Blog_Feirão_moitinho

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário