Luís Eduardo receberá Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

 

Durante capacitação profissionais de saúde de LEM recebem orientação sobre Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

O município de Luís Eduardo Magalhães receberá o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama. No último dia 20 de julho os enfermeiros das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), Agentes de Saúde e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde receberam capacitação sobre o programa.

A ideia é diagnosticar precocemente o Câncer de Mama, realizando uma ação de rastreamento e diagnóstico, durante dois anos, em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA esta faixa etária é considerada a de maior risco para desenvolver o Câncer de Mama.

Nos próximos dias terá início no município a busca ativa das mulheres com idade entre 50 e 69 anos para realização do exame. O programa estará no município entre os dias 21 de agosto e 02 de setembro e tem previsão e realizar 1494 mamografias.

Na primeira fase a ação percorrerá os municípios do Estado, através de Unidades Moveis, realizando Mamografia Bilateral de Rastreamento. A Unidade Móvel é composta por 02 mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário