Preço da energia vai baixar porque consumo está baixando com a recessão

O Processo de Consolidação da Previsão de Carga abrange os horizontes: anual, mensal, semanal e diário
O Processo de Consolidação da Previsão de Carga abrange os horizontes: anual, mensal, semanal e diário. Destaque para a queda de consumo na região Sudeste/Centro Oeste, 50% do total do País, que caiu 4% entre julho de 14 e julho de 15.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou hoje (13) proposta para uma redução de 18% no valor adicional pago pela energia elétrica, indicado pela bandeira vermelha – mecanismo adotado nas contas de luz para informar ao consumidor se ele está pagando mais caro. A redução já havia sido sinalizada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 11, durante o lançamento do Programa de Investimento em Energia Elétrica (Piee).

Apresentada na audiência pública da agência, a proposta reduz o valor pago na cobrança extra, dos atuais R$ 5,50 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 4,50. Essa redução representa para o consumidor uma redução média de 2% no valor final a ser pago.

O Processo de Consolidação da Previsão de Carga abrange os horizontes: anual, mensal, semanal e diário
O Processo de Consolidação da Previsão de Carga abrange os horizontes: anual, mensal, semanal e diário

Fico só de butuca nessas conversas moles de Dilma Rousseff, EduardoBraga e Aneel, que vão baixar a tarifa da bandeira vermelha. Nada melhorou nos reservatórios, pelo contrário, só o Sul continua com reservatórios cheios. A verdade é que a recessão jogou o consumo lá embaixo, melhorando o mix da matriz energética ao desligar algumas termoelétricas a diesel e fuel oil. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário