Município e Estado iniciam exames de Mamografia

Até o dia 02 de setembro, uma equipe do NASF oferecerá palestras e atividades diversas como aulas de alongamento para as pacientes
Até o dia 02 de setembro, uma equipe do NASF oferecerá palestras e atividades diversas como aulas de alongamento para as pacientes

As 70 primeiras mulheres com idade entre 50 e 69 anos agendadas no Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama começaram a ser atendidas na manhã desta sexta-feira, 21, na estrutura montada, no complexo próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ao todo serão realizadas 140 mamografias por dia até o próximo dia 02 de setembro. A mulher que se enquadra no público alvo e que ainda não agendou o seu procedimento deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima até o próximo dia 31 de agosto. A previsão é que o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama realize 1494 mamografias no município.

O secretário Werther Brandão lembra que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) esta faixa etária é considerada a de maior risco para desenvolver a doença. “O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura”, comentou Werther.

Uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães realizará atividades diárias com as mulheres agendadas para realização do exame, oferecendo palestras com nutricionista, enfermeiras e aulas de alongamento. As pacientes interessadas em realizar o exame preventivo.

Na próxima segunda-feira, 24, a partir das 12h, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas estará no município para acompanhar o andamento do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário