
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, visitou no início da tarde desta segunda-feira, 24, a unidade móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que está atendendo na estrutura montada em frente às futuras instalações da Lavanderia Municipal, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães.
O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama realizará até o próximo dia 02 de setembro, 140 mamografias por dia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, consideradas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), faixa etária de maior risco para desenvolver a doença. A previsão é que sejam realizados um total de 1494 mamografias no município.

Para o secretário a parceria do prefeito Humberto Santa Cruz com o Governo do Estado foi fundamental para que realização do programa no município. “Esta não é uma ação isolada do governo do estado. Para que tudo isso acontecesse foi preciso que o prefeito apoiasse o projeto, oferecendo toda estrutura de apoio e rastreando o público alvo”, comentou Vilas-Boas.
O secretário Fábio Vilas-Boas falou ainda da importância da ação no sentido de prevenir a doença. “O Câncer de Mama é hoje a principal causa de morte em mulheres. Com todo esse trabalho preventivo, podemos através de uma simples cirurgia de retirada de nódulos ajudar a mudar a vida de centenas de pessoas”, continuou.
Após a mamografia, são realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.
Segundo o prefeito Humberto Santa Cruz a vinda do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama para Luís Eduardo Magalhães e região oeste é reflexo da atuação do secretário Fábio Vilas-Boas. “Só tenho a agradecer o empenho dedicado à saúde de Luís Eduardo Magalhães e toda região oeste”, comentou o prefeito, referindo-se a parceria existente hoje entre os municípios e o governo do estado.
O agendamento das mulheres para realização do exame está sendo feito até o dia 31 de agosto nas unidades de saúde do município.

Oi Sigi, gostaria que você falasse sobre este meu caso em seu blog. É um descaso o que está acontecendo. Eu passei pela médica no posto do Mimoso II, em dezembro do ano passado (como mostra no pedido em anexo).
Ela me passou uns pedidos para passar pelo ginecologista, fazer uma ultrassonografia e um oftalmologista. Até este mês não tinham me ligado para dar uma solução. Aí fui na secretaria de saúde, que me mandou ir na ouvidoria. A moça disse que ia resolver meu caso… Daí na outra semana me ligou falando que era para ir ao posto que a moça tinha marcado. Chegando lá, a moça me diz que só tinha conseguido o oftalmologista. A ultrassonografia e o ginecologista ainda não tinha vaga… Que era para me aguardar para o mês de setembro pra ver se conseguia vaga.
Até quando vamos passar por isso? Já vai fazer um ano e não consigo fazer uma ultrassonografia e passar por um ginecologista… A saúde da população de LEM está no descaso! Se você tem dinheiro, você faz particular. Se não tem É humilhada dessa maneira, até quando?
Att. MARIA JOSÉ
Fonte: Blog do Sigi Vilares – mande o seu e-mail para: sigivilares@hotmail.com.
De que adianta tudo isso, se o povo está sofrendo com a falta de assistência em todas as áreas, mas principalmente na Saúde Pública.
“VERGONHA”