Palestra educativa marca Dia Nacional de Combate ao Fumo

combate-ao-fumo-dia-nacionalO tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Em alusão ao dia 29 de agosto, data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, os profissionais do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) realizaram na última sexta-feira, 28, na Escola Municipal Ottomar Schwengber, uma palestra sobre os malefícios do tabagismo para cerca de 130 estudantes.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência de doenças provocadas pelo fumo. O câncer de pulmão é um dos maiores indicadores do impacto do tabagismo sobre a saúde, já que 90% dos casos são registrados entre fumantes ou ex-fumantes. No Brasil, este é o tipo de câncer que mais mata homens e o segundo que mais mata mulheres.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário