
Pergunta do jornal O Globo ao Chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante, em grande reportagem publicada hoje:
A CPMF tem sido muito criticada. É possível prescindir dela?
A CPMF é necessária. O problema mais delicado é que atinge o caixa dois. Qualquer empresa que tenha um caixa dois tem que dar um cheque. E aparece. Então, gera uma preocupação, mas isso não pode ser o fundamental. Lógico que ninguém gosta de imposto. Se gostasse, não chamava “imposto”. Neste momento, precisamos enfrentar as dificuldades. Quanto mais rápido ajustarmos as contas, mais rápida vai ser a queda da taxa de juros, da inflação, e mais rápido retomaremos o crescimento.
A CPMF pega até o dinheiro da droga, da corrupção, do jogo do bicho, dos mal havidos em geral. Como o traficante paga o seu correspondente no Paraguai ou na Bolívia? Vai levar uma mala de dinheiro? Não vai correr este risco. Vai distribuir dinheiro em contas laranjas e mandar o cartão de débito para o fornecedor. Todo mundo sabe que dinheiro sujo na cueca pode não dar certo.



Esse argumento de que a CPMF é necessária porque diminui o caixa dois é a maior das piadas! O colunista tá de brincadeira em usar esse esdrúxulo argumento. Se esse tributo fosse tão bom nesse sentido todos os países o teriam. A essência do tributo é uma das maiores bizarrices no mundo liberal, pense na CPMF como um pedágio que o Governo cobra de você por estar movimentando um dinheiro que é seu! Se já não bastasse o IOF e as tarifas bancárias. É um absurdo! Caro colunista, perco a paciência em ler esses coisas que você escreve para justificar o injustificável. Acho que você é um homem inteligente, gosto de suas matérias quando não contém parcialidade ideológica. Pense comigo, se a CPMF é o único mecanismo que o Governo têm para não inibir o caixa dois mas desfrutá-lo também…como é que o PT irá conseguir justificar os recursos que têm no exterior??
Aumento de imposto não é a solução, e que deve ser feito é colocar ordem na casa. Lei seca pra esses bandidos que estão roubando nosso dinheiro.