O Serviço de Florestas da Califórnia adquiriu e adaptou para a missão mais sete super tanques aéreos, como o DC 10-30 da foto, com capacidade de espargir até 11 mil litros d’água sobre incêndios florestais. O DC-10-30 tem capacidade de até 79 toneladas de carga e gasta 10.800 litros de querosene por hora de operação.
A Califórnia está envolta num círculo de fogo, com mais de 60 grandes incêndios, que chegaram a atingir grandes porções residenciais nas cidades.
Na Bahia
O governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (1º), decreto de situação de emergência em áreas de 51 municípios, situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano, atingidas pelos incêndios florestais. A medida entra em vigor, nesta sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio.
Para o decreto foram levadas em conta situações como “fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios florestais que atingem diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais”.
A medida decorre ainda de problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões, além de vários rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia, “colocando em risco a população, principalmente da zona rural atingida”, como assinala o decreto.

