Para onde vai a política no Brasil

Na página web do jornal El País, o professor da Universidade de São Paulo, Fernando Limongi, fala sobre os movimentos da direita radical que estão acontecendo no Brasil e na América Latina:

“Há um jogo em curso difícil de decifrar porque não se fecham alianças. Há uma possibilidade de uma força de oposição se consolidar e derrubar a Dilma. Há outra, que é ela conseguir montar uma base mais ou menos e funcionar. Mas o principal que aparece continua a ser um movimento extremamente radicalizado pelo impeachment, com raiz fora do sistema político, que são esses movimentos organizados, com uma base estranha, apoio externo.

Isso não acontece só no Brasil. Tem uma coisa de direita forte em toda a América Latina. Tem apoio do establishment, de um jeito doentio. Irracional e totalmente despropositada.

O PT não é tudo isso que estão pintando. Ele não vai socializar os meios de produção. Ele já está fazendo política neoliberal, como já foi feita no passado.”

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Para onde vai a política no Brasil”

  1. Ótimo! Isso só mostra que a América Latina como um todo está evoluindo! Passados 26 anos da queda do muro de Berlim, e 25 anos da dissolução da União Soviética os latinos caem em sí e desapegam da ideia utópica do Socialismo/Comunismo. Enquanto o mundo desenvolvido inteiro atualmente discutem como transformar o capitalismo num sistema econômico e social mais moderno, humano e sustentável nós ainda continuamos a exaltar governos socialista e populistas que pregam ideias desconectadas da contemporaneidade ao arrepio do mandamento constitucional de que estamos num Estado Democrático de Direito tendo como fundamento o Valor social do trabalho e da LIVRE INICIATIVA. Se a própria constituição prega o Capitalismo/Liberalismo exaltando a propriedade privada e a livre iniciativa porque ainda aceitamos a existência de partidos e governos que pregam e exaltam o socialismo/comunismo que têm como princípio o oposto? Glória e um Viva a onda conservadora e neo-liberal que está vindo! Só espero que não seja tarde demais…

  2. Todas as nações socialistas do mundo, ou quebraram, ou irão quebrar no momento que acabarem seus recursos naturais. Socialismo é bom somente para aqueles que não tem capacidade de crescer e se colocar no mercado. Se durante todo o tempo em que o governo do PT administrou o brasil, quase 14 anos, tivesse havido uma preocupação maior com a educação e incentivo a industrialização, hoje o Brasil seria outro. Infelizmente este tempo foi perdido e a recuperação econômica esta muito longe de acontecer. Quem pagará a conta serão os brasileiros, mas os mais afetados serão aqueles que pedem o socialismo, ou seja, a classe pobre, menos instruída, que acredita ainda que o Lula vai acabar com a fome através de programas sociais. É triste, mas é a realidade. Hoje poderíamos estar entre as nações mais desenvolvidas do mundo, mas o PT colocou tudo a perder, mesmo tendo tudo para ter feito a diferença.

Deixe um comentário