UMOB discute consórcio intermunicipal de saúde com prefeitos da região em LEM

Prefeito Humberto Santa Cruz, presidente do consórcio regional de saúde e os prefeitos de São Desidério e Cotegipe
Prefeito Humberto Santa Cruz, presidente do consórcio regional de saúde e os prefeitos de São Desidério e Cotegipe

A União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) realizou na última segunda-feira, 19, em Luís Eduardo Magalhães, reunião para tratar do Consórcio Intermunicipal de Saúde. A ideia dos prefeitos que integram a entidade é alterar o modelo para um consórcio interfederativo, tendo o estado como integrante e os 15 municípios da UMOB como gestores. Essa proposta será avaliada pelos municípios para a elaboração de um protocolo de intenções que será encaminhado ao Governo do Estado.

A ideia dos prefeitos que integram a entidade é alterar o modelo para um consórcio interfederativo
A ideia dos prefeitos que integram a entidade é alterar o modelo para um consórcio interfederativo

“A reunião foi muito importante para discutirmos sobre o ingresso do estado no consórcio. Ainda existem dúvidas a respeito da entrada e participação do estado nesse processo, principalmente em relação a contribuição dos municípios. Por isso, é importante que cada município tenha noção dos valores que serão gastos, de como deve ser feito o pagamento, de como será o percentual do ICMS, dentre outras questões que precisam ser esclarecidas”, explica o prefeito Humberto Santa Cruz, também presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da UMOB.

UMOB discutiu consórcio de saúde em Luís Eduardo Magalhães

Segundo o prefeito de Luís Eduardo Magalhães essa análise por parte dos municípios é necessária para a demanda financeira de cada um não seja ainda maior que a existente atualmente. “Assim que o protocolo de intenções for enviado, ele será avaliado e em seguida nós vamos aguardar a vinda de um representante do estado para uma reunião com os prefeitos, para que se crie um documento comum e que fique interessante para o estado, para os municípios e principalmente para a população da região oeste”, complementa Humberto.

Para o presidente da UMOB, Marcelo Mariani, prefeito de Cotegipe a situação da saúde do oeste é um problema sério e o consórcio uma solução para melhorar o atendimento e o fluxo. “Antes mesmo do estado propor uma política de consórcio, já tínhamos isso formatado. Justamente por estarmos na ponta em relação a esse processo, estamos discutindo uma maneira de integrar os dois consórcios”, disse o presidente.

Participaram da reunião os prefeitos de Angical, Leopoldo de Oliveira; Baianópolis, Anderson Cleyton; Buritirama, Arival Marques Viana; Catolândia, Gilvan Pimentel; Cristópolis, Antonio Pereira; Cotegipe, Marcelo Mariani; Muquém do São Francisco, Marcio Mariano; Riachão das Neves, Hamilton Santana; São Desidério, Demir Barbosa; Wanderley, José Conceição dos Santos, representantes dos municípios de Santa Rita de Cássia e Barra, além do vice-prefeito de Barreiras, Paê.

 

convite Quinta do Paraíso

Visto cartão

Buriti-Veiculos-Ford---web-2

panfleto A5 adm fgv.cdr
panfleto A5 adm fgv.cdr

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário